TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO

Por:   •  7/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 5

Contagem: A   contagem com as crianças foi realizada por meio de verbalização, registramos a quantidade por intermédio de desenhos, com sequência numérica e registro visual dos numerais na lousa.

Parque e tanque de areia: É o momento em que crianças fazem a interação por meio de   brincadeiras coletivas e exploração dos brinquedos do parque como também as brincadeiras do criar e do faz de conta no tanque de areia. Nesse espaço, as territorialidades com os recursos naturais diversos, propõe junto à criança a sua exploração e a construção, vivências e experiências com os colegas de sua livre escolha.  Com essas possibilidades, se criam e oportunizam momentos, trocas de experiências, resolução de problemas e as interações.  Dessa forma, com as brincadeiras, as crianças não apenas  brincam,  mas  , compartilham vivências,  desenvolvendo as  suas habilidades físicas, como  também as  habilidades e competências emocionais.

Proposta Pedagógica: Blocos de montar 

Intencionalidades:  Desenvolver conceitos de: formas geométricas, cores, tamanhos e os conceitos espaciais, como alto ou baixo, estreito ou largo e comprido ou curto; os movimentos; o pensamento lógico; o raciocínio matemático; estimula o desenvolvimento cognitivo e motor; estimula a interação social; aprimora a criatividade, a ludicidade e o pensamento simbólico.

Desenvolvimento: Previamente disponibilizar uma quantidade de materiais que garanta a participação de todas as crianças, estimulando a autonomia, capacidade de escolha e desenvolvimento de estratégias de uso e divisão dos materiais. Durante a vivência buscar alinhar as intervenções de construções e uso de materiais, com objetivo de ajudar as crianças a partir dos seus interesses, critérios de construção, desejos e necessidades que surgirem. Convidar as crianças a refletirem sobre o que estão fazendo e o que planejaram fazer, de modo a ampliar e aprofundar suas investigações, descobertas e planejamentos.

Proposta Educativa: Brincadeira livre com massinha

Intencionalidades: Estimular o fazer artístico, a apreciação e o respeito por sua produção e pela dos demais colegas, explorando as inúmeras possibilidades de manipulação da massinha de modelar para descobrir novas formas, cores, combinações, texturas e movimentos, permitindo a construção do conhecimento, permitindo a desenvolver a criatividade e a imaginação.

Materialidades: Massinha de modelar e materiais de largo alcance com diversas formas e medidas. 

Estratégia:  Oferecer a massinha de modelar e os materiais, permitindo que as crianças escolham o que preferirem. Após a escolha, incentivá-los a brincar livremente, manipulando a massinha, amassando, puxando ou esticando, sentindo a sua textura e aroma, deixando-os à vontade para explorar a sua criatividade e imaginação com a modelagem no jogo simbólico. O faz de conta acontece espontaneamente nessa vivência e a brincadeira com a massinha, sem regras, permite que surjam muitas situações de investigação, exploração e criação. Desafiar as crianças com os encaixes e desencaixes da massinha dentro das forminhas sem saída livre e com o desenformar de figuras vazadas. 

Leitura realizada: Este livro comeu o meu cão!  (Autor: Richard Byrne)

A história foi contada na sala de referência.  É uma história em que os personagens desaparecem bem na costura do livro. A partir daí, outros resgates vêm a socorro, mas eles desaparecem na dobra do livro. Para que os personagens da história voltem para o livro, será necessário que a criança (leitor) participe da narrativa e faça o que é lhe pedido. A intenção é que o livro torna em um objeto brincante, além disso, desperta o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura, possibilitando a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação.

Proposta: Brincar de faz-de-conta

Intencionalidades: Estimular a criatividade ao criar novas possibilidades de brincadeiras, para promover   a interação e enriquecer o faz de conta com diversos tipos de brinquedos.

Materialidades: Brinquedos diversos como: carrinhos, bonecos, bonecas, ferramentas, frutas, utensílios etc.

Desenvolvimento: Oferecer às crianças diversos brinquedos em um espaço que proporcione as interações com os mesmos e com o grupo, por meio da exploração e vivência.

Parque e tanque de areia: É o momento em que as crianças fazem a interação por meio de   brincadeiras coletivas e exploração dos brinquedos do parque como também as brincadeiras do criar e do faz de conta no tanque de areia. Nesse espaço, as territorialidades com os recursos naturais diversos, propõe junto à criança a sua exploração e a construção de hipóteses, vivências e experiências com os colegas de sua livre escolha.  Com essas possibilidades, se criam e oportunizam momentos de conversas, trocas de experiências, resolução de problemas e as interações.  Dessa forma, com as brincadeiras e interações, as crianças não apenas brincam, mas criam, exploram, compartilham vivências, desenvolvendo as suas habilidades físicas, como também as habilidades e competências emocionais e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com