TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  29/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Plano Estratégico

        Um planejamento estratégico é uma maneira de planejar, executar e gerir ações detalhadas afim de se alcançar uma meta traçada. No âmbito escolar, o mesmo é uma ferramenta que possibilita compreender a realidade da instituição, trata-se de diversas medidas adotadas e que são devidamente planejadas objetivando o aprimoramento de algo no âmbito escolar. Ou seja, mediante a um determinado problema, há a possibilidade de serem traçadas ações e metas para solucionar o mesmo dentro de um planejamento específico.

        Por meio de um processo avaliativo de forma detalhada, torna-se possível criar perspectiva para o futuro, baseado nas mudanças que necessitam ser feitas.

O planejamento estratégico é importante, pois ele visa a resolução das dificuldades das mais diversas naturezas dentro da instituição de ensino. Para construir um planejamento estratégico, é necessário que ocorra primeiramente um diagnóstico concreto da escola, considerando todas as atividades realizadas por todos os envolvidos com a instituição.

        Uma gestão educacional, quando bem organizada, pode articular planos e traçar metas diversificadas que vão desde a administração à sala de aula. Todas as etapas e setores da instituição, sendo que toda ação quando é pensada de forma estratégica, acarreta pontos positivos para a escola.

         Vale ressaltar que o planejamento estratégico é fundamental dentro do ambiente escolar, pois não se relaciona apenas a um aspecto do processo educativo, ao contrário, o mesmo abrange toda a instituição e pode integrar os diferentes setores que fazem parte dela.

        A função da gestão escolar nesse aspecto é analisar a princípio quais as carências da escola e se a mesma tem problemas em alguma área e buscar as soluções viáveis ligada aos fatores inerentes ao problema existente. Sendo assim, os prazos devem ser estabelecidos, as etapas e os objetivos que dizem respeito à carência em questão.

        Sendo que possuem diversas maneiras para solucionar os problemas e para cada maneira também há uma complicação. No entanto a gestão escolar eficaz deve traçar um plano estratégico para tal, de maneira que os esforços da equipe não seja em vão e os resultados pretendidos sejam alcançados.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com