TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Flexível

Por:   •  25/11/2019  •  Resenha  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

O Planejamento é sem dúvida a principal ferramenta do professor, é o que conduz a ação educativa. O planejamento deve ser elaborado antes do início do ano letivo, organizar as ações, e deve ser flexível permitindo adaptar novas ações durante o processo, possibilitando a participação dos alunos.

Ao elaborar um planejamento o professor precisa estar preparado, pois ao decorrer do ano letivo é comum que haja alguns imprevistos, por isso o educador ao elaborar um planejamento precisa testar ciente das ações e pronto para consequências de ações não realizadas.

É de extrema importância que haja uma avaliação constante do processo de ensino e o educador precisa estar atento aos sinais dos alunos. A forma de avaliação é a principal ferramenta para saber quando esse plano precisa ser mudado de acordo com a necessidade do aluno, o educador pode criar o hábito de registrar/anotar acontecimentos que ocorrem no dia a dia, fazer comparações do que foi planejado inicialmente, o que realmente foi feito e o motivo pelo qual foi possível colocar em prática ou não.

“O fator decisivo para a significação do planejamento é a percepção por parte do sujeito da necessidade de mudança”. Vasconcellos (2002)

Por que ser flexível?

O professor que não faz um planejamento maleável corre o risco de não alcançar os seus objetivos.

Os alunos são referência para a elaboração de um plano. É preciso acompanhar o desenvolvimento deles.

O plano é uma previsão, sujeito a erros. Por isso a importância em mudar.

Com base nas respostas dadas pelos professores, as perguntas feitas no questionário, sobre planejamento flexível. Sabemos que o planejamento é flexível, tendo possibilidade de mudanças metodológicas e instrumentais quando não se alcança os objetivos propostos, dentro desta perspectiva de flexibilidade, foi questionado de que forma os professores a utilizam, e conclui-se que a maioria das respostas é voltada ao conteúdo que o professor não conseguiu executar em sala de aula em determinado momento é executando, assim, assim na aula seguinte , ou no próximo bimestre, ou seja, essa flexibilidade do planejamento não está sendo usada de forma que possa beneficiar o aluno em sua aprendizagem, pois entende-se que o planejamento flexível também é uma ferramenta que possibilita o professor a se auto avaliar, avaliar suas metodologias afim de mudar o que não foi satisfatório, focando sempre no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

By :Camila

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (24.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com