TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É SER UM PEDAGOGO

Por:   •  13/5/2022  •  Ensaio  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

PERGUNTAS:

 

1.    O que é ser um Pedagogo?

É um profissional que atua em processos relacionados ao ensino/aprendizagem, com objetivo de alcançar a formação integral do indivíduo. Com base no cuidado e respeito as aprendizagens, estimulando suas habilidades, por este motivo deve estar em constante formação. Exercer a pedagogia deve ser um ato de responsabilidade social de enfatizar a importância da educação, lutar por ela diariamente! É ser resistência, ser capaz de se adaptar as mais diversas situações com respeito e dedicação, é semear o futuro!

2.    Qual a diferença entre Educação Formal, Educação Não-Formal e Educação Informal?

A educação formal acontece nas escolas, com conteúdo previamente demarcados (BNCC) e a informal é aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização no contexto social e familiar a mesma é carregada de valores e aspectos culturais. E a educação não formal é aquela que se aprende as experiências, principalmente em espaços e ações coletivas cotidianas, muito utilizada em ONG’s (Organizações Não Governamentais) e projetos sociais.

3.    Em que espaços a atuação do pedagogo pode se fazer presente?

O pedagogo pode atuar onde sejam previstos conhecimentos pedagógicos como hospitais, ONG’s, empresas, museus, entre outros.

4.    Em que espaço(s) você já atuou como pedagoga?

  • Professora de Educação Infantil;
  • Professora de Anos Iniciais;
  • Monitora de jogos pedagógicos em uma ONG direcionada a educação inclusiva.

5.    Quais as competências necessárias para a atuação do pedagogo em espaços não formais de educação?

 O pedagogo deve apresentar as seguintes competências buscar formar alunos aprendizes em pesquisadores e cidadãos, estimulando e ajudando a formação de opiniões e no seu desenvolvimento social.         Podendo contribuir para o domínio de conhecimentos, técnicas e práticas que, somadas à experiência dos profissionais de outras áreas, se estabeleça como uma ferramenta importante para o desenvolvimento da aprendizagem significativa.

6.    Quais os desafios para o Pedagogo em atuação em ambientes de educação não formal?

        Um dos desafios do profissional de pedagogia que atuam na educação não forma é falta de reconhecimento de sua importância em diversas áreas que contemplem conhecimentos pedagógicos que se tratam de saberes essenciais diante ao processo de aprendizagem. A atuação nesses espaços pode potencializar a dinâmica de trabalho e no desenvolvimento de habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com