TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é ser pedagogo

Por:   •  14/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  7.474 Palavras (30 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 30

02- desenvolvimento................................................................................................05

03- considerações finais ........................................................................................09

04- referêrencias biograficas ..................................................................................11

Introdução

A atuação do pedagogo diante dos desafios da educação contemporânea é uma tarefa que exige de nós, futuros pedagogos, uma consciência crítica, reflexiva e praxiológica diante das transformações constantes da realidade sócia-política educacional brasileira. A sociedade atual apresenta demandas de caráter social e educacional que ultrapassam os limites formais e regulares da escola, fato que a torna detentora de um saber vivo e não fragmentado.

Intensas transformações, como internacionalização da economia, inovações tecnológicas e científicas, renovação de sistemas de organização do trabalho e, por conseguinte, do perfil profissional dos trabalhadores, afetam diretamente os sistemas de ensino.

Essas novas realidades exigem uma compreensão mais abrangente das práticas educativas e da própria pedagogia, pois um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação. Essa ampliação do conceito de educação, decorrente da complexificação da sociedade e da diversificação das atividades educativas, afeta a pedagogia na teoria e na prática .

4

2- Desenvolvimento

A pedagogia é um curso de formação de profissionais chamados então de pedagogo reconhecidos como professor. Professor esses que podem atuar em diversas áreas da pedagogia em um campo de conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, ato educativo, da pratica educativa como componente integrante da atividade humana, como fato da vida social inerente ao conjunto dos processos sociais, pois não há sociedade sem praticas educativas, métodos, maneiras de ensinar possui um significado amplo, globalizado em um

campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e ao mesmo tempo em sua diretriz orientadora da ação educativa. A sistemática sobre o fenômeno educativo e as praticas educativas podem estar em uma instância orientadora do trabalho educativo ou seja ,não se refere apenas ás práticas escolares,mas a imenso conjunto de outras práticas,o campo do educativo é bastante vasto,uma vez que a educação ocorre em muitos lugares e sob variadas modalidades: na família,na rua, na fábrica,nos meios de comunicação,na política, na escola, de modo que não podemos reduzir a educação ao ensino e nem a pedagogia aos métodos de ensino.

Por consequencia,se há uma diversidade de praticas educativas, há também várias pedagogias : a pedagogia familiar,a pedagogia sindical ,a pedagogia dos meios de comuniçação etc,....além ,é claro,da pedagogia escolar, podemos então dizer que toda educação corresponde a uma pedagogia.

De que se ocupa a pedagogia, a pedagogia mediante conhecimentos científicos filosóficos e ténicos profissionais investiga a realidade em transformação, para explicar objetos e processos de intervalos metodológico e organizativa referentes a transmissão , assimilação de saberes e metodo de ação. A pedagogia tem a função de abrir portas e transmitir conhecimentos .

Por trabalho pedagógico entende-se todo trabalho cujas bases estejam, de alguma forma, relacionadas à pedagogia, evidenciando, portanto, métodos, técnicas, avaliação intencionalmente planejadas e tendo em vista o alcance de ojetivos relativos á produção de conhecimentos. Normalmente atribuído aos professores,o trabalho pedagógico pode ser realizado também por sujeitos que não licenciados ou

5 não são professores. Quando o trabalho acontece em uma instituição educacional, faz necessário, de algum modo, ser representantativo do projeto pedagógico instituicional . Por esse motivos, não é um trabalho simples, pois , mais do que saberes, exige interação com outros sujeitos , possibilidades de linguagens em interlocução e conciliação entre a proposta e um referencial teórico-metodológico. E esta tem sido questão quando se aborda o tema.

Para a formação de nossos alunos a sociedade requer pedagogos com uma formação constante que ultrapassa a simples seleção de escolha de procedimentos, de métodos e técnicas para o ensino. A sala de aula, assim como a escola esta inserida numa sociedade que afetam o sistema de ensino e precisa de um pedagogo que compreenda essas mudanças e delas participe como cidadão.

A Prática Pedagógica deixa em evidência o que a sociedade atual requer, um educador que perceba o ser humano a partir de sua inserção no meio em que vive, considerando os fatores que influenciam a maneira como percebe a realidade, seus valores, sentimentos, modos de agir e de situar-se no mundo. Um educador que perceba a pessoa como agente ou sujeito de seu próprio crescimento, garantindo-lhe o envolvimento ativo no processo de aprendizagem. Um educador que constitua numa mediação entre o universo cultural do aluno e o saber escolar, assegurando-lhe com efetividade o acesso ao conhecimento científico, cultural e artístico e a todos os conhecimentos socialmente construído e historicamente acumulado como patrimônio.

Um educador que privilegie e estimule o desenvolvimento do raciocínio, da análise, de julgamento e de reflexão, enfim de todas as habilidades mentais necessárias à formação do cidadão crítico e atuante. Um educador pautado em princípios éticos e morais que conduzam á formação de uns cidadãos íntegros, responsáveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com