TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é ser pedagogo

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS: 7

1 INTRODUÇÃO

A Pedagogia está diretamente ligada ao trabalho realizado nos ambientes escolares que visa o processo de aprendizagem, assim como a busca por identificar dificuldades dos indivíduos com objetivo de encontrar práticas e didáticas pedagógicas que auxiliam no desenvolver dos conteúdos. Não restringido somente aos processos educacionais, mas também a pedagogia abrange especializações ao setor empresarial, sendo que sempre sua função tem como principal meta o relacionamento com o ser humano.

2 DESENVOLVIMENTO

A Pedagogia é entendida como uma ciência da educação que orienta a prática a partir da própria ação propondo princípios que direcionam o trabalho do pedagogo. Ela também procura investigar o processo educativo trazendo soluções a possíveis problemas relacionados ao aprendizado. A pedagogia é a base que permeia o desenvolvimento do trabalho do corpo docente mostrando como deve ser a trajetória dessa atividade ligada diretamente ao ser humano.

A pedagogia começou a se desenvolver no século xIx, onde passou a estudar diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto ao prático. Seu principal objetivo é que o aprendizado aconteça através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Ela está interligada aos aspectos da sociedade e as normas do país.

Como a educação acontece em vários âmbitos família, igreja, escola, etc. Assim a pedagogia não se inclui apenas aos métodos do ensino, mas também a diversidade como a pedagogia familiar, sindical, dos meios de comunicação e escolar. Todo esse conjunto compreende-se a ela, pois assim a mesma expressa finalidades sociopolíticas da ação educativa relacionada com projeto de gestão social e política da sociedade.

Dentro de seu desenvolvimento são abordados diversos temas que facilita a uma melhor compreensão como: o aprendizado de conhecimentos, métodos e sistemas, dificuldades de aprendizado, didáticas e práticas, conteúdos, o aluno no processo educativo e o papel do professor.

A pedagogia não acontece sozinha, ela necessita de profissional formado no curso de graduação que atuará nos processos pedagógicos relacionados ao ensino. Esse individuo deve estar preparado para desenvolver um trabalho de qualidade de acordo com todo conhecimento que adquiriu na sua formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com