TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é ser pedagogo

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Todas as profissões são importantes. Desde um simples jardineiro até um neurocirurgião, cada profissional possui seu valor e cumpre uma importante função dentro da sociedade. Com o pedagogo não é diferente. Ser pedagogo é uma tarefa difícil, árdua e por vezes não detém o reconhecimento devido. Contudo, ser pedagogo é mais do que a etapa final de um processo de formação. Ser pedagogo envolve talentos e aptidões muito peculiares, sem as quais torna-se impossível o exercício da tarefa de lecionar.

2 DESENVOLVIMENTO

Uma maneira de tentar descobrir as características da pedagogia é retornarmos ao início do nosso processo de formação educacional, quando passamos pela educação infantil e pelo ensino fundamental. A figura do pedagogo, naquela época, influenciou fortemente na nossa compreensão acerca das características essenciais do profissional da educação.

Não há nenhuma criança que nunca teve um professor que se identificasse mais. Na verdade, é até comum um aluno se simpatizar com um ou outro professor. Mas quais características aquele professor tinha que nos marcou tanto? Uns diriam que foi o carinho e a atenção, outros diriam que lecionavam matérias que eles gostavam e outros diriam que se tratava de um professor que o deixavam livres para fazer bagunça.

Enfim, o que se extrai de importante nesta análise, é que há diversos tipos de alunos e diversas maneiras de educá-los. Portanto, uma primeira característica importante que o pedagogo deve ter é justamente esta maleabilidade, ou seja, a capacidade de compreender que os alunos são diferentes, possuem expectativas diferentes e devem ser educados de modo a se alcançar um objetivo igual.

Ainda fazendo este retrocesso mental, observávamos enquanto crianças que o professor era uma figura superior, dotada de conhecimentos inquestionáveis e que nos inspiravam diariamente na nossa formação. Portanto, o pedagogo precisa tomar cuidado para que esta visão que os alunos têm de si e toda esta expectativa gerada em torno de si mesmo não seja correspondida. Da mesma forma, o pedagogo não pode simplesmente impor todo o seu conhecimento para o aluno, mas sim plantar a semente do conhecimento em cada aluno e deixar que a curiosidade e o interesse reguem esta semente para que o conhecimento desabroche.

Passando agora para a realidade em que vivemos, uma característica importante que o novo pedagogo precisa ter é a atualização, ou seja, evoluir com o mundo e passar ao aluno conteúdo compatível com a realidade em que está inserido.

Evoluir não significa simplesmente trocar o velho mimeógrafo pela máquina fotocopiadora. Evoluir é mais que isso. É, por exemplo, adotar novas tecnologias no processo de aprendizado, captar novas formas de comunicação e linguagem e debater sua forma de utilização com os alunos. Evoluir é, acima de tudo, compreender que no futuro, o aluno precisa estar pronto para usar as ferramentas que a realidade lhe proporcionam e que os alunos que têm uma base sólida neste aspecto obterão vantagem na vida profissional e acadêmica.

Outro aspecto relevante para a pedagogia é o relacionamento com os pais e a sociedade. O exercício da pedagogia envolve um contato direto com a família e a sociedade, pois há uma interferência no processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com