TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é ser um Pedagogo

Por:   •  14/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Pedagogia - o que significa ser um pedagogo.

De onde vem o Pedagogo? Podemos dizer sim, vem de Pedagogia. Que ainda com toda evolução humana talvez seja algo até então desconhecido por muitos na sociedade.

Para que se entenda o que é ser um Pedagogo, precisamos entender o que é a Pedagogia ou ao menos para que serve.

A Pedagogia é a ciências da educação, é o método para ensinar, ou seja seu objetivo é a contemplação, o recurso, a sistematização e a critica do processo educativo. A palavra te origem da Grécia Antiga, paidós (peda) que significa criança. Aqui no Brasil este profissional tem sua formação na categoria Licenciatura ou Gestão Escolar e devido a sua amplitude a Pedagogia abrange diversas disciplinas, podendo elas serem reunidas em três grupos básicos: Disciplinas Cientificas, Filosóficas e Técnico-pedagógicas.

DESENVOLVIMENTO

Ser Pedagogo é como em outras profissões, requer amor, respeito, responsabilidade, é um ato de educar e de se doar, e ainda sim tomar como base os quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver.  Este profissional não precisa atuar apenas em salas de aula como muitos pensam. O mesmo precisa sempre estar atualizado, ou seja, não é somente pegar a mão do aluno e ajudá-lo a escrever. Este educador, como também podemos dizer, ele busca, defende, luta pela qualidade da educação. É como numa empresa, está ali para avaliar as técnicas de um professor, tendo como objetivo avaliar o cumprimento das metas propostas pela a escola a serem atingidas. Deve ser capaz de responsabilizar-se, com o professor, pelo pleno desenvolvimento das potencialidades do educando, conforme determina a legislação vigente.

Hoje vemos muitos profissionais formados nesta área atuando em salas de aula como professores, ministrando aulas na educação infantil nas séries iniciais do fundamenta e também em cursos de formação de professores. O profissional da Pedagogia pode também atuar numa coordenação de escolas, com equipes interdisciplinares, psicólogos, psicopedagogos dentre outros. Diante da nossa sociedade que ocorre tanto uma metamorfose, o pedagogo tem uma ocupação de exercer a transmissão do conhecimento. Tendo em conta que é preciso de uma preparação porque os desafios são cada dia maior, considerando que o aparecimento fluente de novas tecnologias que fazem com que o lado social sofra mudanças, e assim sendo é preciso colocar-se na condição de um educando.

A formação de um Pedagogo sem duvida alguma deve ser sucessiva, pois é preciso buscar atualizações e especializações, elaborar um plano de desenvolvimento pessoal em que o próprio possa administrar o seu processo de aprendizagem e de conhecimento.

No meu ponto de vista dependemos do pedagogo para que tenhamos mudanças benéficas no mundo atual, pois depende das crianças que estamos educando agora se tornarem adultos melhores. Este profissional atuante auxilia a formação de grupos de estudo, fortifica a interação humana na escola, melhorando o clima organizacional de maneira apreciável, onde assim é estimulado o respeito mútuo.

Outra questão que viso muito para ser um profissional da Pedagogia é ter o entendimento, a percepção em relação às transformações psicológicas que vem ocorrendo no ser humano, dentro da família, na própria sociedade, porque através disso ele tem como ajudar como, por exemplo, os alunos que trazem perfis violentos, a estabelecerem seus limites, os valores e todas suas conseqüências, para que assim seja o começo de uma cultura com harmonia tanto dentro quanto fora do ambiente em que se trabalha.

Um pedagogo é visto como profissional da escola, mas ai que se engana, porque o mesmo se encontra também, por exemplo, em empresas e hospitais.

Quando falamos em hospital muitas das vezes leva-se apenas em consideração o porquê a paciente ali se encontra, qual tipo de enfermidade, sem preocupação alguma com sua vida pessoal, social, psicológica dentre outros, embora haja psicólogos dentro do próprio hospital. Neste caso o Pedagogo é o profissional que tem o papel de trabalhar de forma integra, procurando meios de estimular o aprendizado daquela criança que ali se encontra, com sua vida totalmente modificada por causa de uma doença, que fez com que a mesma tivesse que se ausentar da escola. O fato de toda essa mudança na vida da criança e alem de sofrer com tal enfermidade ela começa sentir medos, ansiedade e ai é que é notável a importância da presença de um pedagogo neste ambiente, pois ele poderá oferecer condições propicias para a adaptação e recuperação da saúde da criança através de atividades pedagógicas quando possível.  Portando dentre essas razões e outras o pedagogo na área hospitalar é essencial uma vez que não existe fronteira para a ação educativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com