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OS FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE ARTES

Por:   •  10/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

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Aluna: Roseli Rosa de Pontes

RA: 8058526

FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE ARTES

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de Fundamentos e Métodos do ensino de Artes, como requisito parcial para aprovação.

CURITIBA

2021

Mulher: de lá para cá.

Durante toda a história da humanidade, a mulher sempre foi considerada uma propriedade do homem, seja ele o pai ou o marido. A mulher sempre esteve submissa ao homem, sem voz ativa e fadada ao anonimato. A condição de submissão da mulher era imposta pela sociedade e até mesmo pela igreja, aquelas mulheres que não se conformavam com essa condição, foram perseguidas e assassinadas. Na arte a mulher era retratada de maneira idealizada as quais representavam padrões que as mulheres deveriam seguir, como forma até de controlar seu comportamento e sua sexualidade. A arte ocidental confirmou a figura da mulher como submissa e passiva, sobre isso:

Não por acaso, a mulher constituiu o motivo principal do nu como gênero na pintura a óleo europeia, mesmo quando o tema ilustrado fosse uma alegoria ou uma história mítica. Assim, as figurações do nu feminino reforçavam o status dominador do homem na ordem social vigente, enquanto a mulher permanecia inerte, devendo ser dominada, subjugada   ou idealizada pelo poder físico, social e econômico da potência masculina. (BARRETO, 2013)

Sobre as esculturas A Vênus de Willendorf e A Vênus de Hohle Fels, não há como afirmar o que se pretendia na época com tais esculturas. Há interpretações de que seriam representações de fertilidade, grande inteligência e astúcia feminina. Há ainda, interpretações de que tais esculturas tenham suas origens voltadas a religiosidade ou como objetos para que ajudassem as meninas a arte de se tornar mulher. Porém, há pesquisadores que não descartem o uso do objeto para fins pornográficos, segundo Margolis:

As estatuetas poderiam também ser nada mais do que pornografia primitiva,

as garotas da capa em três dimensões para que os homens longe das mulheres se masturbassem; afinal de contas, porque os homens paleolíticos

em viagens de caça seriam diferentes de seus sucessores modernos em

viagens de negócios, masturbando-se em quartos de hotel? Assim, as

estatuetas seriam deusas reverenciadas ou garotas atraentes e comuns?

Adivinhar o motivo delas tem sido o objetivo de gerações de acadêmicos.

(MARGOLIS, 2006, p.90).

Diante dessa observação, vemos que a mulher vem enfrentando desde tempos pré histórico a objetivação e a sexualizacao do corpo feminino. Até os dias atuais, as mulheres enfrentam dificuldade quanto a erotização do corpo feminino, e na arte há movimentos que buscam incluir artistas femininas em exposições e museus, a luta pela não sexualizacao do corpo feminino. Hoje as mulheres já conquistaram diversos direitos, como o direito ao voto, a liberdade de expressão, aqui em nosso país a escolha ou não de se casar, mas ainda há muita luta pela frente. O machismo está enraizado em nossa cultura, e as mulheres continuam numa luta constante em busca da equidade de gêneros. Por isso o feminismo, um movimento emancipatório, é tão importante na vida das mulheres, é claro que nem todas concordam ou aceitam o movimento, mas é importante frisar que “sempre que as mulheres criticaram o destino injusto – individual ou coletivamente - e muitas vezes amargo que o patriarcado lhes impôs e reivindicaram seus direitos por uma vida mais justa estamos diante de uma ação feminista” (GARCIA, 2015, p. 12).

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