TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade

Aula-tema 03: Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2017

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade

Aula-tema 03: Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto de Extensão à Comunidade apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Ana Carolina        Cardoso Poiatti.

Anhanguera Educacional

2017

Como os saberes docentes podem ser inseridos numa proposta curricular para formação de professores.

As experiências adquiridas pelos professores em salas de aula, é algo de grande de valor e que se torna uma base aliada, para suas práticas educacionais, dando-lhe virtudes que são exploradas nas mais diversas situações encontradas no contexto escolar.

A formação de um docente, pode-se dizer que está ligada diretamente com uma constante construção de conhecimentos. Portanto a busca por qualificação torna-se algo imprescindível que exige auto- análise e desdobramentos pessoais e profissionais, cujo o intuito é de exercer sua função da forma mais plena possível.

Levar em consideração tais saberes já adquiridos pelos docentes não é algo a ser desvinculado a essa qualificação, pois a teoria deve se incorporar as práticas, valorizando o profissional de ensino.

Explorar tais conhecimentos adquiridos pelo docente ao longo de sua trajetória deve ser ouvido, discutido, valorizado e promover de acordo com a situação a aplicabilidade desses conceitos. Levando em consideração questões culturais e de pluralidade no contexto escolar.

É certo então dizer que, para que um professor se qualifique de maneira mais abrangente e de acordo com a realidade que foge do contexto teórico obtido em sua formação, é necessário uma exposição do ambiente escolar e de convívio com outros profissionais já atuantes da área de forma intensa, promovendo assim um possível elo de ligação entre o que é aprendido e o que é necessário adaptações do cenário de trabalho.

Essa passa a ser uma maneira enriquecedora e analítica que amplia os conhecimentos e conceitos obtidos na formação do professor, que constantemente deve ser indagada e investigada, com a intenção de promover novas ideias e maneiras positivas para a profissão. Mesmo levando em consideração que ao longo do percurso de sua carreira o mesmo adquira características próprias na condução de sua profissão sendo necessário a constante reflexão sobre sua atuação, e se seu desempenho vem atingindo o objetivo principal, o de ensino aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com