TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade

Aula-tema 03: Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

NOME

Mayra Sudário Rodrigues

RA

8561949319

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2017

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade

Aula-tema 03: Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto de Extensão à Comunidade apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor.

Anhanguera Educacional

2017

O Objetivo deste texto é apresentar uma análise de como os saberes docentes podem ser de extrema importância quando compartilhas em grupo e pode ser fundamental para formação de um currículo.

Se forem inseridos numa proposta curricular para formação de novos professores.  E para isso temos que entender um pouco mais sobre á educação no Brasil.

A educação brasileira passou por grandes transformações ao longo das décadas, que tiveram como resultados uma ampliação significativa do número de pessoas que tem acesso á escola, no entanto, essas transformações não tem sido suficiente para colocar o pais num patamar educacional necessário, no ponto de vista da equidade isto é, da igualdade de oportunidade que a educação deve proporcionar.

A responsabilidade da educação no Brasil se divide entre os governos federal, estadual e municipal, em parte sobre os dados globais negativos se deve as politicas públicas mal elaboradas por esses órgãos, a outra parte se deve pela má formação de docente nos centros universitário. Para que essa realidade possa mudar é necessário que os professores que já atuam em sala de aula possam transmitir seus saberes para os novos docentes.

 O saber docente é um “saber plural”, formados de diversos saberes provenientes da instituição de formação profissional, dos currículos e da pratica cotidiana.  Vários pesquisadores entre eles Tardil e Lusard (2011) e também Gaultier (2006) já destacavam a importância de se transmitir esse conhecimento adquirido ao longo da trajetória docente, para os novos docentes ainda em sala de aula.

- Saber produzidos nos diferentes campos cientifico e acadêmicos

Que subsidiam o trabalho educativo;

- Saberes escolares que deveram ensinar

-Saberes produzidos no campo da pesquisa pedagógica

- Saberes desenvolvidas nas escolas pelos profissionais que nela atuam.

-Saberes pessoais construídos nas experiências próprias de cada aluno (professor) do curso (200.p.2)

No meu ponto de vista o saber docente vai muito além de uma formação acadêmica, para uma boa formação é necessário que se leve em conta o cotidiano e as experiências vividas de cada um e utilizando desses saberes para o seu desenvolvimento como docente.

A ideia neste presente texto é chamar a atenção para os profissionais da área envolvida que os saberes adquiridos ao longo dos anos pelo docente podem sim e deve ser incorporado no currículo acadêmico de forma que possa ajudar os novos formandos. Uma boa sugestão e que as universidades trabalhem em parcerias com as escolas, que as escolas possam mostrar os desafios para os futuros professores. A ideia para a formação de novos professores e que todo conhecimento e saberes desses profissionais que já atuam na área, seja levado para as universidades elaborando um currículo cada vez mais parecido com que os novos professores vão enfrentar em uma sala de aula. Isso é necessário para evitar que se formem maus profissionais na área de educação além de evitar desperdício com o dinheiro público já que todo ano é gasto milhões de reais com curso de capacitação desses profissionais, para refazer um trabalho que não foi bem feito durante a formação inicial desses profissionais de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com