TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

Por:   •  20/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade

Aula-tema 03: Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

NOME

Ellen Regina Ribeiro de Andrade

RA

8982231963

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2017

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade

Aula-tema 03: Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto de Extensão à Comunidade apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Silvana Aparecida dos Santos Vedovato

Anhanguera Educacional

2017

Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos.

              A educação era passada só para quem tinham mais poder com isso os desfavorecidos só eram capacitados a fazerem o serviço (quase que escravo). Os docentes não tinham argumentos para fazer essa diferença na escola tradicional, às crianças só recebiam conteúdo não havia relação entre aluno-professor. Os professores eram rígidos apenas ensinando o conteúdo que era imposto por meio de cartilha e a técnica de decorar, sem troca de saberes.

Logo depois isso começou a mudar, pois a educação e conhecimentos eram pra todos e não poderiam erradicar fornecendo educação só para as crianças que tinham o padrão classe A e sim para as classes menos desfavorecidas também para o padrão da escola vem mudando com o passar dos tempos e os diretos humanos são para todos, inserindo assim eles na sociedade e na cultura da escola.

Os docentes passam a procurar conteúdo que possam transmitir valores, saberes e conhecimentos prévios, para os alunos e assim os preparando para que se tornem cidadãos críticos e reflexivos, assim a educação passa a ser um exercício extremamente importante para que eles possam levar para o dia a dia e as circunstâncias do meio em que está inserida.

A profissão professor torna-se tão importante porque a partir de todos os docentes capacitados e formados transmitimos os conhecimentos e formamos outros cidadãos assim podendo transmitir caráter, educação e inteligência no meio econômico, social e cultural e por isso devemos sempre aprender mais e se aperfeiçoar para que possamos levar esse conhecimento e desenvolvimento a todos que querem aprender, a educação é para todos.

Referências Bibliográficas

NUNES, CÉLIA MARIA FERNANDES. Saberes docentes e formação de Professores: Um breve panorama da Pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p.27-42, abr. 2001. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com