TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Curso de Licenciatura em Pedagogia

Por:   •  30/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA  AD2 – 2022.2

Disciplina: Sociologia da Educação

Coordenadora: Prof. Dra. Adriana de Almeida

Aluno(a): Maria Rafaela Rodrigues de Souza

Matr.: 20212080010         Polo: Nova Iguaçu

Questão 1: Considerando as discussões sobre as formas de organização das atividades escolares, estabeleça uma distinção entre as formas cooperativa, individualista e competitiva de organização das atividades escolares, utilizando para isso exemplos concretos retirados de jornais, revistas ou fatos do cotidiano. (6,0)

        Na forma cooperativa, os objetivos dos participantes estão estreitamente vinculados; assim, só é possível para cada um deles alcançar seus objetivos se, e apenas se, os outros alcançarem os seus. A recompensa que cada participante recebe é diretamente proporcional aos resultados do trabalho do grupo.

Exemplo 1: Seminário em grupo no ambiente escolar. Assim, os estudantes precisam aprender a trabalhar em conjunto e cooperar entre si para alcançar um bom resultado, pois a nota não depende apenas de um indivíduo e sim, do desempenho de todos que compõem o grupo.

        Na forma competitiva, os objetivos dos participantes estão também relacionados, mas de forma excludente: um participante pode alcançar a meta a que se propôs se, e apenas se, os outros não alcançarem as suas metas. Ou seja, apenas um membro do grupo recebe a recompensa máxima, enquanto os outros recebem recompensas menores.

Exemplo 2: Olímpiadas Brasileira de Matemática na rede pública. A avaliação trata-se de uma competição que seleciona os estudantes com melhor desempenho e que representam o Brasil em competições internacionais, além de serem premiados. Portanto, a vitória de um depende do mal desempenho dos outros estudantes.

        Na abordagem individualista, não existe qualquer relação entre os objetivos que os participantes pretendem atingir: ainda que um membro alcance ou não o objetivo fixado, isso não influi sobre o fato de os outros participantes alcançarem ou não os seus objetivos. Ou seja, os participantes são recompensados com base nos resultados de seus trabalhos pessoais.

Exemplo 3: As Provas bimestrais são os melhores exemplos quando pensamos na abordagem individualista, pois os resultados só dependem do próprio estudante, do seu esforço e seus trabalhos pessoais.

Questão 2:  Apresente duas contribuições pedagógicas que as TIC´s podem dar ao processo de ensino-aprendizagem. (2,0)

        O século XXI é marcado pelos avanços tecnológicos, a cada dia se torna impossível não se render ao uso da internet, de celulares e computadores. Se antes da era tecnológica a escola não usava instrumentos como esses citados, hoje em dia torna-se indispensável a inserção dos TIC’s na dinâmica escolar. Eles podem ser capazes de reinventar a dinâmica desse processo, são pontes que abrem a sala de aula para o mundo. Com isso, os professores poderão se aproximar do universo dos alunos que estão cada dia mais dedicando suas horas aos novos recursos tecnológicos.

        Uma das maiores contribuições pedagógicas das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem é a possibilidade do ensino remoto. Passamos por uma pandemia que iniciou-se em 2020 e o mundo parou, inclusive a escola. Através das TIC’s possibilitamos a continuidade do ensino à distância. É claro que houve falhas, mas o que eu quero destacar aqui a importância dessa ferramenta para a continuidade de um ano letivo.

        Outra contribuição está nas melhorias ao processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, estimular e propiciar uma aprendizagem significativa e prazerosa. As tecnologias podem contribuir nesse processo de exploração da comunicação dos docentes e discentes, além disso, também são as formas de difundir informação, incluindo as mídias mais tradicionais, o rádio, a televisão, o vídeo, as redes de computadores, os livros, as revistas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (268.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com