TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogo

Por:   •  9/4/2015  •  Ensaio  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Ser padagogo não é simplismente ser formado em pedagogia, ser pedagogo é antes de mais nada, ser mediador entre o conhecimento e o aprendizado.

Este trabalho tem por finalidade questionar o que seria na realidade um pedagogo. Quais suas atribuições, como o pedagogo contribui para o sistema educacional vigente.

Após uma profunda analise do texto "Natureza e identidade da pedagogia. O que é pedagogia, e quem é o padagogo!" pode-se avaliar o verdadeiro sentido da pedagogia e do pedagogo.

Nesse sentido além do texto sugerido, foi realizada pesquisa e leitura de texto e livros relacionados com o tema de onde foi retirado embasamento teorico para o assunto, onde será descutida as ideias de Paulo Freire, de Nerval Saviane e Libáneo.

Sendo assim, para fazer uma análise sobre ser pedagogo é imperativo analisar o papel do pedagogo no contexto do processo ensino aprendizagem, e as praticas educacionais. Com base em todas as pesquisas fundamentadas nas teorias vigentes foi desenvolvido o presente trabalho.

Desenvolvimento

De forma tecnica pedagogia é a ciencia da educação e o pedagogo é o pesquisador e especialista referente as teorias e praticas educativas.

Pedagogo é o profissional cuja formação é a pedagogia. No Brasil ao é conferido de um única vez: habilitações em educaçao infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, supervisão, gestão, coordenação e orientação pedagogica escolar. Devido a grande abrangencia da pedagogia seu curso engloba várias diciplinas reunidas em tres grupos: flosóficas, ciêntificas e tecnico-pedagogicas,

Não se pode falar de pedagogia sem falar de educação, segundo Saviane(2008,p1) "Efetivamente a educaçã aparece como uma realidade irredutivel, na sociedade humana, sua ogirem confunde-se com a origem do proprio homem. Através da busca pela educação nasceu então o pedagogo que percorreu uma grande jornada até os dias atuais. Apenas em 1961 que foi instituido de forma efetiva o curso de pedagogia e somente em 1996 com o projeto de lei 9394/96 da LDB foi consolidada a formaçao do pedagogo e consagrada a expressão profissionais da educação."Brasil,1996.

Contudo pedagogia não pode ser considerada apenas como mais um curso teorico, nem o pedagogo apenas um participante da educação. Saviane ressalta que se pode perceber que se toda pedagogia é teoria da educação, nem toda teoria da educação é pedagogia(Saviane 2008, p80)

O papel do pedagogo é muito mais abrangente que simplesmente fundamentar-se em teorias. O pedagogo é o grande mediador do processo ensino aprendizagem. Seja qual for sua modalidade de ensino, o pedagogo representa uma figura máxima de disceminador de conhecimento.

O pedagogo deve ter uma postura ética, pois a pedagogia está relacionada a formação humana, ou seja, a pedagogia não se refere apenas a praticas escolares, mas a prática social também. O pedagogo é o difusor de conhecimento, além de mediar as relações entre escola e sociedade. A pedagogia está intinsecamente ligada a interação e transmição de saberes, atitudes, valores e respeito mutuo.

O pedagogo também está relacionado com  parte didática da educação pois em seu trabalho é necess[ario entender e planejar o processo de educação, o pedagogo deve buscar conhecer seu aluno para elaborar atividades pedagogicas que favoreçam o seu aorendizado. O pedagogo deve estar presente na participação e elaboração do projeto politico pedagógico de sua escola seja ele professor, gestor ou supervisor. O pedagogo deve participar de forma efetiva no ato da educação para formar um aluno capaz de se tranformar em um cidadão criativo, autonomo, critico e ético dentro da sociedade em que vive. Paulo Freire em Pedagogia da autonomia, p.23 diz:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com