TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pose e literatura infantil em educação

Por:   •  14/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Campus Vila Mariana (vm) - Unibero

PEDAGOGIA

3º Semestre

Brinquedoteca e o Elemento Lúdico; Didática do Contar Histórias; Literatura Infantojuvenil; Multimeios Aplicados à Educação;

Organização e Metodologia da Educação Infantil.

Edilane Cirilo de S. da Silva – RA 6304740395

Flamarion Cirilo de Sousa    – RA 6196737955

Fabíola Maria da Silva          – RA 6184718924

PLANO DE AÇÃO PEDAGOGICA

Postura lúdica e literatura infantojuvenil na Educação

Tutor (a) à distância: Joecimara Miquelino

São Paulo, 08 de Novembro de 2017.

 



Introdução

O desenvolver docente acontece desde os primeiros anos da educação infantil, a brincadeira é a forma que as crianças encontram para interação das ações culturais e sociais de aprendizagem.

As observações pedagógicas na educação infantil mostram necessidades urgentes, as quais, escolas e professores devem instituir em seu currículo, no intuito de corrigir equívocos cometidos no que se refere ao brincar bem como sua importância para criança e seu desenvolvimento integral.

Nesse processo muitos fatores devem ser levados em consideração, respeitando o direito a uma educação de qualidade dentro do ambiente escolar, responsável pela socialização e cultura das sociedades junto com a família.

Dentro deste contexto entra o infanto ao qual cabem direitos primordiais, onde, muitas vezes são largados ao relento de ideias ainda não aprimoradas quanto aos seus direitos. A ludicidade muitas vezes sofre interpretações incompreendidas por alguns profissionais. A falta de observações próprias do transcorrer lúdico leva a alguns conflitos de ordem metodológica.

A importância da ludicidade na aprendizagem infantil é inegável, evidenciada por muitos estudos dentro de uma evolução educacional. O brincar é próprio da criança e é brincando que ela aprende participar de todas as interações humanas.

Desenvolvimento

A prosperidade infantil está intimamente ligada às interações e experiências educativas cheias de significado para criança. O desenvolvimento integral satisfatório está atrelado a direitos constituídos nas leis e regulamentações que tratam desse assunto como também é sem duvida uma necessidade fundamental da criança como ser social imerso em uma cultura, onde, seus valores são cobrados muitas vezes sem considerar o principio de ser criança e viver a infância como uma etapa essencial da vida humana.

O ambiente escolar principal articulador do processo de aprendizagem tem uma importância primal no desenvolvimento cognitivo e social do educando, tomada a ludicidade como ferramenta nesse construir cria lapidações intencionais de interações orientadas. E a brinquedoteca é uma ferramenta nessas construções.

Jean Piaget ao postular a “Epistemologia Genética” identificou quatro fases do desenvolvimento cognitivo e revolucionou a maneira de oferecer o conhecimento nas entidades de ensino.

O Sensório Motor: zero até os dezoito meses de idade a criança usa percepções sensoriais e em esquemas motores onde a satisfação está em repetir.

Pré-operatório: quando a linguagem oral aparece por volta dos dois anos até os sete, o infanto já consegue interiorizar esquemas mais complexos.

Operatório Concreto: a partir dos sete e termina nos onze ou doze anos, adquire pensares lógicos interiorizados cada vez mais complexos. Decorre de esquemas flexíveis cada vez mais reversíveis em suas ações interiorizadas.

Por sua vez, Operatório Formal: a partir dos doze, caracteriza-se por abstrações livres sem limitações na realidade concreta, a criança é capaz de raciocinar logicamente e criar esquemas complexos.

Dentro desse contexto Piaget afortuna a importância das brincadeiras no desenvolvimento intelectual e físico no infanto, cada estagio deve ser obedecido os procedimentos naturais com orientações adequadas.

Fortuna (2011, p. 163), outro importante estudioso, diz que a brinquedoteca não faz por si só o lúdico na educação infantil ao ponto de gerar interações de aprendizagem realmente efetivas.

[...] não basta, para se ter uma brinquedoteca, reunir alguns brinquedos em um espaço determinado. É preciso prever a organização, a manutenção e a reposição destes brinquedos, o que requer tempo e recursos materiais e humanos especialmente qualificados para este fim.

O brincar é algo fundamental às crianças, elas aprendem brincando. No jogo acontece o desenvolvimento motor com percepções de seu corpo, mente e favorece potencialidades no seu pleno desenvolvimento. A motricidade fina e habilidades como: imaginação, interpretação, e organização de informações, são desenvolvidas nesse processo.

Brincar é foliar, é um comportamento dentro de um contexto social estabelecido de interações prazerosas. No entanto a brincadeira é uma atividade resultada do processo do brincar. A brincadeira está presente em todo transcurso humano e propicia interações construtivas.

A literatura infantil leva a criança ao imaginário, as emoções imperam na conjuntura cultural dentro da sociedade. Acentua conceitos da linguagem e por sua vez propicia o habito de ler, presente em qualquer cultura atual. Ao contar historias para as crianças o professor cria um vinculo prazeroso de aprendizagem necessário em sala de aula. O livro traz possibilidades impares no crescimento do infanto como ser pensante incorporado na sociedade humana.

No universo educacional novas tecnologias fazem parte do dia a dia. Contribuem pela melhoria do endereçar aos seus sentidos reais de aprendizagem com suas cores e texturas. Jogos pedagógicos interativos possuem moldagens de histórias da Literatura Infantil, na grande maioria auxiliadas por multimídia animações e/ou objetos coloridos alegrando o sentido.

Plano de ação pedagógica

Ler e brincar

A intervenção pedagógica faz-se necessária na entidade para solucionar discrepâncias entre os profissionais da educação como contar historia e brincar como atividades na aprendizagem infantil. 

Objetivos pretendidos

Corrigir vinculações equivocadas na aprendizagem das crianças com jogos e leitura infantojuvenil.  Acrescer ao espaço educacional atividades pedagógicas com as crianças, mediante a literatura infantil, brinquedos educativos, pintura, desenhos, colagem e praticas diversas selecionadas para desenvolver de habilidades voltadas à educação infantil. E não menos importante, criar um vinculo entre os professores e as diversas formas de se formar o conhecimento infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com