TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Por:   •  11/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE BACABEIRA – CESBA

ELENILSON FRANÇA MELO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia – ETECBA e Faculdades Integradas, como requisito para avaliação total na disciplina Estagio Supervisionado em Docência das Series Iniciais do Ensino Fundamental, sobre a Orientação do Professor Especialista Hayala Silva Miranda.

Santa Rita – MA

2021

ELENILSON FRANÇA MELO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Santa Rita – MA

2021

SUMÁRIO

01

DADOS GERAIS______________________________________________________

04

02

INFRAESTUTURA_____________________________________________________

06

04

PROJETO POLITICO PEDAGOGICO_______________________________________

08

05

OBSERVAÇÕES DE SITUAÇÕES E ESPAÇOS DIVERSOS________________________

09

06

OBSERVAÇÃO DO PROFESSOR REGENTE__________________________________

10

07

PLANO DE ENSINO DO PROFESSOR______________________________________

11

08

MOMENTO DA REGÊNCIA_____________________________________________

12

09

CONSIDERAÇÕES FINAIS__________________________________________

13

ANEXOX

APÊNDICES

1 DADOS GERAIS

O estágio desenvolveu-se na Escola Municipal Sebastiana Cabral Muniz Oliveira, localizada Avenida Ferroviária s/n, Carema. No Município de Santa Rita – MA. A escola atende crianças do Ensino Fundamental Series Iniciais, nos turnos matutino e vespertino.

O período de estágio foi durante 15 dias distribuídos a partir do dia 14/04/2021 à 22/04/2021, no 1º ano B do turno matutino, com a orientação da professora da turma Edna Maria Lima Serra.

A partir das orientações em sala pode se entender que o estágio é o que Freire (1987) retrata quando faz menções em relacionar a teoria com a prática quando coloca que “Os homens são seres do que fazer é exatamente porque seu fazer é ação e reflexão. É práxis. É transformação do mundo” (Freire, 1987, p. 121) diante de tantos desafios que se encontra a educação atual é de extrema importância pensar numa formação voltada para a ousadia em transformar em querer mudar. Analisar a importância do estágio para a atuação do profissional docente é de grande relevância para formação docente. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 1996, em seu 61º art. inciso II destaca que “a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados”, se faz necessário estudar a teoria e se faz mais necessário ainda colocarmos em prática tudo que em sala foi teoricamente estudado. Desta forma, para o graduando do curso de Pedagogia o estágio supervisionado se trata de um momento que segundo Freire, (1996, p. 26) é: Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática, de ensinar aprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mão dadas com a decência e com a serenidade. Este estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental teve como objetivo geral do estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental é entender a importância da prática educacional em sala de aula.

1.1 Origem da Clientela

  A maioria da clientela da Unidade de Ensino Escola Municipal Sebastiana Cabral Muniz Oliveira é da própria comunidade ou redondeza. Embora também atenda alunos de localidades distantes como do outro lado do rio Itapicuru.

1.2 Histórico e Fatos Importantes da História da Escola Municipal Sebastiana Muniz.

O local onde está construído a Escola Municipal Sebastiana Cabral Muniz Oliveira era um prédio cedido para o Estado, pois funcionava a antiga Escola José de Alencar. Em decorrência de varias mudanças, inclusive a responsabilidade do Município sobre a educação básica.

No governo do Senhor Prefeito Doutor Hilton Gonçalo, o prédio que já havia sido construído sofreu algumas alterações.

1.3 Contexto Social e Cultura

A escola localiza-se em um dos bairros mais antigos do município, bairro Carema, conhecido como terra da farinha boa. É um bairro repleto de inúmeras culturas é bastante conhecido por sua história, principalmente pelo grande festejo do sagrado coração de Jesus que acontece todo último sábado do mês de julho, atraindo pessoas de diversas cidades até mesmo fora do Maranhão. É um lugar de muitas culturas e tradições.

   Encontra-se em uma área urbana. Com base nos conhecimentos da comunidade local, por meio de conversas e relatos de vivência dos próprios funcionários, Escola Municipal Sebastiana Cabral Muniz Oliveira está inserida numa comunidade com onde moram vários professores e profissionais da educação.

 De modo geral, a comunidade relaciona-se muito bem com Escola Municipal Sebastiana Cabral Muniz Oliveira, mas não utiliza da Unidade Escolar para festas e eventos comunitários, nem em práticas envolvidas pelos mesmos.

No bairro temos e 2 (duas escolas municipais) e 1 (uma estadual. Ao final do ano há uma transposição dos alunos dessas unidades escolares que são transferidos para as mesmas.

Existe um intercâmbio muito bom com essas Unidades Escolares, já que, muitos servidores dessas unidades são moradores do próprio bairro.

Os alunos do Escola Municipal Sebastiana Cabral Muniz Oliveira não diferem dos outros EMEIs públicos da cidade de Santa Rita. Alguns provenientes de lares desfeitos ou desestruturados, tanto do ponto vista emocional quanto físico, pela falta de emprego ou atividade econômica, alcoolismo e uso de drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (312.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com