TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE PEDAGOGIA

Por:   •  14/10/2020  •  Monografia  •  6.101 Palavras (25 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

PEDAGOGIA

CÉLIA APARECIDA SANTOS DE LIMA

[pic 2]

São José dos campos

2020

CÉLIA APARECIDA SANTOS DE LIMA

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório apresentado à Anhanguera, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia-Licenciatura

São José dos Campos

2020

SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        8

3        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        11

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        14

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        17

6        PLANOS DE AULA        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS        26

INTRODUÇÃO

Sabe-se que a educação é a base para a vida em sociedade. Observar de que forma os processos educacionais acontecem, desde o ensino ao aprendizado é vital para que se possa formar cidadãos críticos. Para que ocorra essa formação do cidadão em sua integridade é necessário que se aperfeiçoe os métodos de ensino, que se façam mudanças quando estas forem necessárias, que se recomece ou se readapte o método de ensino de acordo com a vivência de cada aluno sem deixar de lado a realidade que o cerca. Tais mudanças devem ser feita visando tornar o acesso ao aprendizado mais eficiente e acessível. É verdade que podem surgir durante esse processo de aprendizado inúmeros problemas a serem resolvidos, como o caso dessa pandemia que pegou todos de surpresa e está fazendo com que todos venham a readaptar-se.

Estamos passando por um período de readaptações, um período de incertezas, um período de dúvidas. A pandemia causada pelo Covid-19, fez e ainda está fazendo com que se repense sobre valores morais, sobre união e certamente depois que tudo isso passar, todos teremos aprendido uma nova lição, lição essa que não se dá na escola, uma lição dada pela vida. E para que possamos ser aprovados teremos que aprender a inovar e ter ousadia para mudar conceitos padronizados.

É e será necessário que nos readaptemos as transformações que já estão acontecendo e que ainda estão por vir. Assim como os professores estão se adaptando a uma nova metodologia de ensino, o ensino remoto, cabe a nós acadêmicos, também nos adaptarmos a esse novo modelo de estágio.

Compreender temas como a interdisciplinaridade tão necessária para que haja mais diálogo entre os alunos e professores, interligar as disciplinas usando como recurso didático as atividades em grupo para que os alunos possam aceitar a  diversidade cultural de cada um e repensar essa metodologia como uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais é uma estratégia inovadora que certamente dará resultado para uma nova era da educação que surgirá no período pós pandemia.                                                                  

Isso sem citar projetos importantíssimos que se forem usados da forma adequada certamente irão formar cidadãos capazes de transformar a sociedade por completo.

Esse estágio mesmo sendo somente baseado em textos, tem por objetivo fazer com que o acadêmico reflita o quão é importante o planejamento e a criação de leis que visem a melhoria da qualidade do ensino. Sabe-se que a prática no estágio obrigatório baseia-se na observação em sala de aula de como um professor se porta perante os alunos , sua metodologia, recursos e maneira como  aborda determinado assunto em sala de aula .Ao realizar o estágio obrigatório pode-se refletir ao observar a interação professor-aluno se o processo de ensinar e aprender é eficaz ou se precisa ser readaptado a realidade dos alunos.

A LDB, o PPP, a BNCC, os PCN’ s são projetos essenciais para a construção de uma educação de qualidade e compreender as diretrizes de cada um é muito enriquecedor.

Sendo assim, resta a nós, acadêmicos, absorver ao máximo os conteúdos disponibilizados nesse novo modelo de relatório adaptado, pois mesmo não sendo vivenciado em sala de aula, nos foi apresentado materiais valiosos e enriquecedores que certamente quando for colocado em pratica pelo acadêmico em uma sala de aula fará toda a diferença.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Muitas vezes a maneira como um professor dá sua aula não desperta o interesse dos estudantes .Vivemos hoje com uma geração conectada 24 horas e que  para atrair sua atenção em sala de aula , o professor tem que fazer uso de recursos inovadores com o objetivo de se tornar uma aula proveitosa ,tanto para o aluno quanto para o professor.

Pensando nisso, surgiu um novo tipo de abordagem que permite dar sentido aos conteúdos ao fazer com que o aluno passe a perceber o quanto o aprendizado em sala de aula pode ser usado em sua vida diariamente, pois esse tipo de abordagem baseia-se em situações-problemas vivenciadas diariamente onde o aluno tem a oportunidade de explorar diversas formas de solução. A geração atual, têm necessidades diferentes das gerações anteriores e isso faz com que se faça mudança no modelo de educação. Pensando nisso criou-se um novo modelo de educar: a interdisciplinaridade que podemos defini-la como a união entre duas ou mais disciplinas.

Esse modelo de abordagem passou a ser debatido a partir da segunda metade do século passado e surgiu após verificar-se uma necessidade de se superar a fragmentação causada por uma sistematização do conhecimento humano. Percebeu-se a necessidade de fazer com que a função da ciência e do conhecimento dialogassem entre si visando acabar com a fragmentação dos saberes e com a excessiva especialização no ensino que até então produziam um conhecimento incapaz de gerar uma visão global da realidade, fazendo com que o indivíduo tivesse a visão da realidade limitada, gerando uma inteligência cega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com