TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME: O ALUNO - UMA LIÇÃO DE VIDA

Por:   •  7/6/2018  •  Resenha  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  14.048 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS – CAMPUS CHAPECÓ

PEDAGOGIA - 9ª FASE - NOTURNA

COMPONENTE CURRICULAR: Ação Pedagógica em Educação de jovens e adultos

DISCENTE: Rosicler Martins Brum

Resenha do filme:

O ALUNO: UMA LIÇÃO DE VIDA.

O filme conta a história de Maruge, um queniano de 84 anos, que lutou para aprender a ler e escrever. Sua primeira luta foi pela liberdade de seu país, motivo pelo qual foi preso e torturado. Ao receber um documento do governo percebeu a importância de aprender a ler. Com o anuncio que a educação seria ofertada para todos foi em busca de seu direito. Porém, precisou enfrentar a inúmeros obstáculos. Sua maior dificuldade foi conseguir se matricular e permanecer na escola.

Essa história baseada em fatos reais traz muitos pontos para se refletidos pelos profissionais da educação. Por exemplo, a professora Jane oportunizou a aprendizagem de muitas crianças e de um adulto, revelando na sua postura a importância de o profissional ter um posicionamento político. E ainda, a relevância de propiciar, independente das condições materiais, um ensino significativo, considerando o propósito daquele que quer aprender.

Na cena em que Maruge é obrigado a apontar o lápis fica explicito o quanto o educador deve ter cuidado com o sujeito com o qual atua, conhecer suas vivências e seus traumas. Nessa situação releva-se a importância do diagnóstico sociocultural do educando. Outro ponto nessa cena é como a educação pode ser perversa, revelando a hostilidade do educador em relação ao educando que não se “encaixa” nos padrões. Aliás, em vários momentos do filme foi revelado a perversidade, seja na falta de vontade das autoridades ou no preconceito da população em relação ao acolhimento de um adulto na sala de aula.

No que tange as questões políticas, o filme mostra o quanto os conflitos internos devastam a população, em especial as classes mais desfavorecidas. No entanto, nessa história o mais intrigante é a mensagem subscrita de como os programas de políticas públicas podem muitas vezes ser uma jogada de marketing. E que, na maioria das vezes a burocracia mais atrasa do que contribui. Outra situação é a modelagem instituída por meio do uniforme escolar, essa uniformidade ultrapassa a vestimenta e se instaura no modo de ensinar, não convêm a governo nenhum um sujeito pensante, crítico e autônomo.

Diversas cenas do filme nos remetem a situação de escolas brasileiras, não a apenas em relação à situação financeira, mas no contexto social, nos aspectos individuais e nas experiências de vida. Por exemplo, nas escolas das regiões periféricas, onde a guerra do tráfico impõe as normas, o sentido que as crianças dão ao processo educacional é diferente de outras regiões. Esse contraste de diferenças aparece também no enredo por meio da representação das duas escolas, a dos adultos e a das crianças; a primeira com sujeitos desmotivados e a segunda com crianças determinadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com