TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Entrevista com Professor da Educação Infantil

Por:   •  1/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  6.926 Visualizações

Página 1 de 6

No dia 14 de Abril de 2021, as 14:00 horas  realizei a entrevista com a professora Clariana Terra, formada em Pedagogia e Pós Graduada em Educação Infantil e Psicopedagogia Clínica e Institucional, que atua na Educação Infantil por 16 anos e atualmente está na Rede Municipal de ensino da cidade de Várzea Grande, a fim de conhecer como está sendo desenvolvido o trabalho pedagógico diante a Pandemia do Corona vírus que se deu início no ano de 2020 e assolou todo o mundo nos colocando em grande vulnerabilidade social.

A professora relatou em sua entrevista que o retorno ás aulas foi organizado de forma que não prejudique o processo de ensino aprendizagem, sabendo que a Educação Infantil é a base que antecede a alfabetização, a fase que será responsável por contribuir com o desenvolvimento físico, psicológico, social e intelectual das crianças.  As aulas são desenvolvidas de forma remota, e quando falamos em ensino remoto pode, se dizer que na prática tem sido uma forma rápida, porém pouco eficaz em relação a Educação infantil já que a mesma visa garantir os processos de aprendizagem de forma lúdica e sistemática. Para que as aulas sejam adaptadas ao ensino remoto os professores passaram por cursos de formação, ministrados pelas técnicas pedagógicas da Smecel, possibilitando assim, desenvolver estratégias para que ministre as aulas diariamente. A professora salienta que o recurso tecnológico nesse período tem sido de grande importância para todo o processo, diante da comunidade escolar em que atua, a professora usa de um grupo no Whatsapp para postar diariamente vídeo – aulas explicando as atividades a serem desenvolvidas durante todo o dia. Segundo o relato, a maior preocupação no início era sobre o acolhimento e o desenvolvimento do afeto nesse primeiro momento, já que é sabido como é importante essa relação positiva entre professor/aluno para que as crianças possam desenvolver melhor sua memória, autoestima, vontade e pensamento.

Diante dessa situação foi determinante o fato da professora estar em contato com a família através do grupo e em conversas individuais, procurando sempre informações que possibilitam entender sobre cada criança, sua rotina e família.

Quanto ao planejamento referente ao ano letivo de 2021, a professora declarou que o ensino remoto impossibilita trabalhar de forma eficaz todos os direitos e objetivos da aprendizagem propostos pela BNCC tendo em vista que a presença do professor nessa dinâmica é de extrema importância. Desta forma o planejamento foi adaptado para que possa se fazer um paralelo entre a BNCC e a realidade atual nessa situação de Pandemia. A professora ainda ressaltou que, os professores estruturam o planejamento coletivamente de acordo com as séries e de forma individual estabelecem a melhor estratégia para desenvolver e aplicar o conteúdo proposto uma vez que cada turma é uma realidade diferente, desta forma são mantidas atividades de permanentes como: leitura deleite, oração, leitura do calendário e tempo, músicas e brincadeiras que possibilitam estabelecer uma rotina em todas as aulas. “ As crianças já conseguem entender todos os momentos das aulas, sabem que iniciamos com a oração e por último a explicação da atividade do dia. Assim, mantemos um vínculo de rotina e sequência” diz a professora.

Ainda sobre a temática do planejamento a professora ressalta que as atividades são cuidadosamente pensadas para que possa garantir os Direitos da aprendizagem que segundo a BNCC são: conviver, brincar, participar e explorar, e assim minimizar o impacto que o isolamento social tem causado na Educação Infantil.

Explicou que usa de forma sistemática ferramentas tecnológicas e impressas para dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem, reafirmando o vínculo escola/professor/aluno/família. “Procuro lutar com as armas que tenho para facilitar todo esse processo para a família, então converso diariamente com os responsáveis das crianças como forma de tranquiliza – los e oferecer apoio não só pedagógico, esse é um momento de união, tento explicar da melhor forma que somos uma equipe e precisamos muito um dos outros”.

Considerando que a avalição na Educação Infantil se dá por meio de observação coletiva e individual, garantindo que todos os direitos sejam aplicados afim de contribuir para a evolução individual de cada criança a professora explica que, durante as aulas remotas semanalmente  faz chamadas de vídeos, realizando atividades que possibilitam observar como está o desenvolvimento de cada um, além das chamadas ela pede as devolutivas das atividades impressas diariamente, desta forma por meio de fotos, vídeos e relatos consegue produzir informações sobre o desenvolvimento de cada um, fazendo assim um caderno de campo facilitando a criação dos relatórios que são entregues bimestralmente á coordenação pedagógica. Salienta também que observar atentamente e individualmente é de extrema importância para que possa planejar estratégias para as crianças que estão com dificuldades contribuindo assim para avanços significativos, “ A Educação infantil necessita de um olhar de amor e compreensão, entender que cada criança possui um universo de possibilidade ajuda a compreende – la e descobrir qual a melhor forma para trabalhar com cada uma” – ressalta a professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com