TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Germinal

Por:   •  7/4/2019  •  Resenha  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA – 2018.2 – NOTURNO

DISCIPLINA: Introdução a Sociologia

DOCENTE: Francisco Carlos Cardoso da Silva

DISCENTE: Marcely Ribeiro Santos

GERMINAL E A TEORIA CRÍTICA

 DE KARL MARX

   

    O filme Germinal, baseado no romance de Émile Zola e dirigido por Claude Berri, se passa na França do século XIX. Nessa época estavam em evidência questões sociais, econômicas e políticas, pois tratava-se  do período posterior ao manufatureiro e de uma nova produção industrial com as maquinas à vapor. Retratando a vida da classe trabalhadora nesse período histórico, o filme destaca as precárias condições de trabalho do operariado e a subordinação que sofriam da classe burguesa (os grandes proprietários).

    Com baixos salários, correndo grandes riscos no ambiente de trabalho (desabamento ou explosão das minas), os operários ainda tinham seus salários descontados caso não tivessem um bom rendimento de trabalho. O personagem principal do filme, Ètienne Lantiner, vindo de outro local em busca de trabalho, foi o organizador de reivindicações contra os capitalistas burgueses em prol de melhorias para sua classe. Nesse contexto é notória a influência do pensamento de Karl Marx.

     Karl Marx foi um grande pensador que fundou o socialismo científico, criticando duramente o modelo capitalista que, segundo ele, se continuasse conseguinte transformaria tudo e todos em mercadoria e provocaria uma eterna relação de interesses que visasse apenas o lucro. Partindo do pressuposto de que o motor da sociedade era a “história da luta de classes”, Marx acreditava que a mudança só era possível através da luta de contrários. Ocorre, no filme, exatamente o conflito entre grupos antagônicos: burguesia e operariado.

     Com a crise no mercado mundial de carvão, os grandes proprietários diminuíram o salário desvalorizando a mão-de-obra dos trabalhadores. A dupla Étienne e Rasseneur (pai de uma grande família retratada no filme e antigo funcionário da fábrica) cria uma caixa de previdências entre os trabalhadores visando resistência aos capitalistas. A greve se inicia com apenas uma parcela de trabalhadores e depois torna-se um grande conflito armado onde operários invadem as propriedades privadas de um de seus patrões.

     Além de um cenário sangrento e muitas mortes, a consequência da greve foi um pequeno ajuste salarial e o clímax se dá com o um desabamento. É revoltante a mordomia da classe dominante mediante a exploração e condições de vidas precárias da classe trabalhadora. Germinal mostra a consolidação dos movimentos grevistas pugnadas pelo proletariado. Os proprietários tinham uma posição positivista com relação ao seu tratamento com a classe dominada, achavam de bom tamanho darem moradia, seguro médico precário e salários baixos.

     Para a sobrevivência da família, mulheres e crianças também tinham muitas vezes que se sujeitar a trabalhos pesados e até mesmo, as mulheres dormiam com homens em troca de comida para sua família. Na obra Um Toque de Clássicos, que conta a história da humanidade diz, em síntese, que o ser humano ficou submetido ao trabalho, a escravidão, a miséria e a todos os males imagináveis. Nesse livro, mostra que Marx aponta o socialismo como solução para uma sociedade igualitária.  

   “Para Marx e Engels, a alienação associa-se às condições materiais de vida e somente a transformação do processo de vida real, por meio da ação política, poderia extingui-la.” (p.28)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com