TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoricos da psicologia e suas teorias

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-Unc

CURSO-PEDAGOGIA-EAD

Disciplina: Teorias de Currículo

Acadêmico: Cristiane Medeiros

Educação Especial e Currículo

  Devido à existência de Portadores de Necessidades Educativas Especiais na sociedade, faz-se necessário o estudo de métodos que possibilitem a inclusão desses alunos especiais no sistema regular de ensino, propiciando assim sua integração com alunos não portadores de deficiência. Essa inclusão, com certeza favorecerá o desenvolvimento social desse aluno no seio de sua comunidade.

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Lei n° 9.394/96) se procura subsidiar uma ação educativa compromissada com a formação de cidadãos, mostrando que a Educação Especial é parte integrante da Educação Geral, adotando o principio da inclusão. Esse princípio defende que “o ensino” seja ministrado a todas as crianças, jovem e adulto com necessidades educativas especiais preferencialmente no sistema comum de educação.

A inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as crianças, sem exceção. Os alunados da educação especial apresentam necessidades próprias e diferentes dos demais alunos no domínio das aprendizagens curriculares correspondentes à sua idade, requer recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas. São chamados de Portadores de Necessidades Educativas Especiais, classificam-se em deficiente visual, auditivo, físico, mental, múltipla, portadores de condutas típicas e os portadores de superdotação. A inclusão refere-se também a toda criança e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades de aprender.

A inclusão possibilita aos que são descriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor, que por direito ocupem o seu espaço na sociedade. Ela traz benefícios aos alunos e professores, pois passam a viver a experiência da diferença, os estudantes que não passam por isso na infância, mais tarde terão muita dificuldade de vencer os preconceitos. A escola vem consolidar o respeito às diferenças, vistas não como um obstáculo para o cumprimento da ação educativa, mas, podendo e devendo ser consideradas fatores de enriquecimento.

Para uma escola ser inclusiva é necessário um bom projeto pedagógico. O projeto pedagógico tem um caráter político e cultural, e reflete os interesses, as aspirações, as dúvidas e as expectativas da comunidade escolar. O projeto pedagógico da escola define a prática escolar, e deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover a aprendizagem dos alunos.

O currículo é construído a partir do projeto pedagógico da escola, viabilizando a sua operacionalização, as formas de se executar e define as suas finalidades. Assim, pode ser visto como um guia direcionando sobre o que, quando e como ensinar; o que, como e quando avaliar.

A escola para todos requer uma dinamicidade curricular que permite ajustar o fazer pedagógico às necessidades dos alunos, sendo assim o currículo tem que ser flexível, aberto, dinâmico e passível de ampliação, para que ele possa ser desenvolvido em sala de aula e atender às necessidades especiais de alguns alunos. As adaptações curriculares do projeto pedagógico devem focalizar, principalmente, a organização escolar e os serviços de apoio (sala de recurso). Devem dar condições estruturais para que desenvolvam em sala de aula ou individualmente, na escola. Essas adaptações podem ser feitas da seguinte maneira: a escola é flexível aos critérios e aos procedimentos pedagógicos levando em conta a diversidade de seus alunos; a escola permite discussões e propicia medidas diferenciadas, metodológicas e de avaliação e promoção que observa as diferenças individuais dos alunos e providencia o apoio tanto para o professor como para o aluno.

Quando as adaptações curriculares são feitas em classe, o trabalho do professor de sala de aula e do professor de apoio é realizado de forma bem definida, interagindo com competência e coordenação. A organização do espaço e dos aspectos físicos, e também de mobiliários adequados, recursos e materiais adaptados, equipamentos específicos que favoreçam a aprendizagem dos alunos. A avaliação do aluno é flexível levando em conta os diferentes níveis de compreensão e motivação de cada aluno.

O currículo nessa visão é um instrumento útil, uma ferramenta que pode ser alterada para beneficiar o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com