TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre educar

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CORSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

EDUCAR

Quilombo -SC

2012

EDUCAR

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Processo Educativo no Contexto Histórico, Psicologia da Educação I; Teoria Geral do Conhecimento; Sociologia da Educação,

Proessores: Bernadete Strang; Carlos Eduardo Gonçalves; Marcis Bastos e Okçana Battini

Quilombo-SC

2012

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho fala sobre os conflitos que acontece no cotidiano escolar, muitos conflitos acontece quando os alunos são repreendidos pelos professores, ou quando recebem apelidos por partes dos colegas, daí ficam com raiva e começa o conflito, hoje esses conflitos são muito comuns.

Acontecem muitos conflitos nas escolas, porque hoje os pais se acordam diante do impulso dos filhos, e a maioria deles é negligente e deixam fazer o que querem, é esses tipos de filhos que da mais problema nas escolas.Antigamente os pais tinham o Maximo de autoridade sobre deus filhos, e os filhos o maior respeito pelos pais.

Portanto o desafio é buscar o equilíbrio, haver, mas dialogo que a sala de aula possa contribuir na articulação entre ensino e a aprendizagem, ser professor não é uma tarefa muito fácil, nos dias de hoje, educar é bastante reflexivo, pois é necessário se conscientizar da importância e a responsabilidade na formação dos alunos.

Na citação de Luiz Alves, ele fala sobre os alunos que na escola tem que se dedicar para no futuro ser alguém na vida, e que o professor se dedica para ensinar seus alunos que no futuro sejam bem visto pela sociedade.

O professor carrega um dever muito grande dentro da escola, independente da situação, só é preciso que o professor seja mais valorizado.

2 EDUCAÇÃO

A escola é um espaço que se manifesta de vários modelos, e diferentes valores, experiências, cultura, crenças e relações sociais se misturam e fazem do cotidiano escolar uma rica e completa estrutura de conhecimento e de sujeito.

As relações estabelecidas no contexto escolar tem se revelado cada dia mais difíceis e conflitantes. A falta de jeito de se lidar com o conflito comum do convívio humano, ou seja, questões ligadas á sentimentos que integra a emoção e a paixão, presentes em todas as relações humanas.

Só acontecem os conflitos onde há diferenças e o homem sendo um ser que não é único e diversificado, não tem como evitá-lo. No cotidiano escolar, é impossível que o conflito seja encarado como possibilidade favorável do desenvolvimento emocional e intelectual dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, pois é possível perceber que os alunos quando são repreendidos, pelos professores ao serem chamados atenção ás aulas, quando disputam determinado lugar na sala, quando recebem apelidos por partes dos colegas, entre outras situações, apresentam comportamento agressivo e ficam muitos irritados, que dificulta as relações entre eles, chegam as muitas vezes agredir verbalmente professores, e principalmente o diretor da escola, quando tentam colocá-los na sala de aula, pois é comum quererem ficar no corredor e nas janelas das outras turmas.

Porém, apresentam atitudes contrárias, pois ao mesmo tempo em que são “agressivos” e “sem limites”, depois que passa a raiva mostram atitudes de carinho e companheirismo entre eles e com alguns professores.

Portanto a escola precisa ser espaço de formação de pessoas capazes de serem sujeitos de suas vidas, conscientes de suas opções, valores e projetos de referência e atores sociais comprometidos com um projeto de sociedade e humanidade.

A responsabilidade da escola é imensa, o encaminhamento dado ás questões pedagógicas e não pedagógicas que surgem no seu dia-a-dia principalmente na sala de aula, assume um importante significado na formação dos sujeitos, na construção de seus conceitos e concepções. O desafio de enfrentar os problemas decorrentes das diferenças do grande número cultural, social, étnica, entre outras, e cada vez mais aberto no processo educativo e não pode ser silenciado.

No cotidiano da sala de aula, essas situações de conflito aluno e aluno ou aluno e professor são muito comuns, são decorrentes de fatores diversos, nesses momentos, a afetividade é intensa, há um misto de irritação e medo e as crises emocionais são frequentes, gerando muitas vezes, o descontrole e a redução do nível de entendimento para a resolução dos mesmos. Nas relações de sala de aula, é imprescindível identificar os fatores que agem como “combustível” dos conflitos, a fim de permitir sua análise e suas possibilidades de solução.

Portanto, o desafio é buscar o equilíbrio entre a razão e a emoção, haver mais diálogo, que a sala de aula possa contribuir na articulação entre o ensino e a aprendizagem.

Acontecem muitos conflitos nas escolas, porque hoje os pais se acordam diante do impulso dos filhos, e a maioria deles é negligente e deixam fazer o que querem. Os noticiários sempre mostra que existe filhos que batem nos pais, são mandões, birrentos, desrespeitosos, e os pais não sabem como agir, porque deixam a vontade quando criança e não conseguem dá uma boa educação, depois de grande, não consegue ter mais autoridades com seus filhos, e eles são os que dão mais problemas nas escolas.

Antigamente os pais tinham o Maximo de autoridade sobre seus filhos, e os filhos o maior respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com