TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Gramática da Literatura infantil

Por:   •  24/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

NOME

Joelma Henrique da Silva

RA

6444293611

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina de Literatura Infantil, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora (Mirian Fernandes).

Anhanguera Educacional

2015

1. O que é o fenômeno literário e qual são a sua contribuição para as produções literárias?

Passa a serem chamadas de fenômeno literário quaisquer obras escritas cujo objetivo principal seja comover seus leitores. Existem duas maneiras de caracterizar o fenômeno literário, são elas: Abstrato – tipo de escrita na qual o autor transpassa a emoção através do sentimento, criando certas expectativas nos seus leitores mexendo com a sentimentalidade das pessoas, criando prazer em apreciar a leitura, na qual desperta a curiosidade dos seus leitores. A outra maneira de caracterizar o fenômeno literário é a forma concreta, ou seja, é transformado todo o sentimento em palavras, nesta não precisamos criar em nossas mentes cenárias fictícios da leitura da obra porque a obra em si já relata tudo o que nós conseguimos visualizar a olho nú.

Esse novo evento contribui diretamente com o crescente aumento do número de leitores, pois a partir deste fenômeno a sociedade passou a ter mais contato com a leitura, o que facilitou ainda mais o crescimento das obras literárias pelo forte impacto causado por elas.

Algumas obras literárias que servem como exemplos são: A saga Maze Runner: Correr ou morrer autor James Dashner, A culpa é das estrelas autor John Green, a famosa Saga do Harry Potter da autora J.K Rowling, entre outras.

2. Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

É importante que o professor tenha conhecimento sobre a matéria literária, sendo assim desperta a habilidade dos alunos em desenvolver o seu lado crítico e reflexivo, estimulando também a capacidade de desenvolvimento emocional e social.

Contudo, é essencial que o professor esteja apto a trabalhar de maneira eficiente em como aplicar a literatura na sala de aula, pois assim repassa seu conhecimento com maior segurança aos seus alunos.

Referências Bibliográficas

http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2006/02/a16.html - acessado em: 06/04/2015;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (165.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com