TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Gramática da Literatura infantil

Por:   •  26/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina de Literatura Infantil, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Muriel Zepon.

Anhanguera Educacional

2015

Considerando a compreensão do texto, reflita e responda, em no máximo 20 linhas, às seguintes questões:

1. O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?


        
É o resultado da capacidade das pessoas de imaginar, criar. É uma arte verbal, produzida a partir de sentimentos, ideias, experiências, que vira real quando é transformada em linguagem, palavras, além de registradas, em algo físico, se tornando um fenômeno, para que se comunique com seu destinatário, o leitor. E para que possa ser lembrada com o passar do tempo.  

            Esse fenômeno contribui para que os indivíduos tenham contato com produções literárias, e através disso, ver a importância do hábito da leitura, que desenvolve a imaginação, criatividade, ideias, de uma forma prazerosa. E também para a formação de indivíduos críticos, pois com a leitura o leitor será influenciado positivamente. As produções literárias são concretizada quando são lidas.

LER DOCUMENTO COMPLETO

2. Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

A leitura é um meio que ajuda o professor a comunicar e transmitir conhecimentos. A leitura  deve ser o ponto de partida para estudo de um leitor crítico. Então, entender a matéria literária é essencial ao docente, para que assim possa estimular no aluno a capacidade de reflexão,de ter pensamento critico, como  também na criatividade e no desenvolvimento social e intelectual.
           Utilizando diferentes gêneros textuais, o professor tem boas condições de criar um bom ambiente de ensino-aprendizagem em que os infantes possam conseguir ter bomconhecimento, de forma lúdica e prazerosa. Ler somente obrigado, sem vontade nenhuma, afasta o aluno do objetivo de formar de um bom leitor. A instituição de ensino precisa ter consciência do seu  papel importante na formação de leitores.
           Sendo assim, é preciso que o educador entenda o quanto é importante a entrada do aluno no mundo da literatura ainda antes de estar alfabetizado, convivendo dia a dia com a leitura, e assim adentrando no mundo da cultura. É necessário que o docente entenda como se dá o fenômeno literário e como o aluno terá  contato essa esfera do conhecimento.

Referências Bibliográficas

PLT da disciplina: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (164.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com