TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma gramática da Literatura infantil

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

NOME

Rosiane de Fátima Scapussine dos Santos

RA

6506254187

Atividade de Autodesenvolvimento

                  Literatura Infantil

Anhanguera Educacional

                                                          2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina de Literatura Infantil, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Viviane Miriam Cardoso Cruz).

Anhanguera Educacional

2015

Considerando a compreensão do texto, reflita e responda, em no máximo 20 linhas, às seguintes questões:

O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

 Fenômeno literário nada mais é que um movimento de escrita, e que envolvem grandes produções literárias. Tanto as antigas como atuais, dentre eles grandes escritores como Monteiro Lobato e Harry Potter por exemplo.

Esses fenômenos se caracterizam por fazer parte do abstrato e do concreto, pois eles se formam por sentimentos, emoções e ideias. Esse fenômeno sai do plano abstrato quando esses sentimentos e emoções se transformam em palavras ou em uma linguagem. Tanto as produções antigas como as atuais envolvem muitas formas de escrita.

As obras mais conhecidas pelas crianças da Educação Infantil são as do Monteiro Lobato. As crianças adoram o Sítio do Pica Pau Amarelo, quando leio as histórias da Obra de Monteiro Lobato para elas, vejo que elas viajam pelo mundo da imaginação, e também despertam nelas a curiosidade.

As obras de Monteiro Lobato tem se destacado por serem ricas em imaginação, e podem ser adaptadas em tempo e situação, além de nos fazer refletir sobre o nosso cotidiano. Elas também possuem diferenças entre textos escritos da linguagem referencial aos da linguagem literária.

 Para o professor é de extrema importância à compreensão da matéria literária porque tendo esse entendimento o professor saberá trabalhar a literatura dentro da sala de aula. Pois a literatura estimula a capacidade do aluno em seu senso crítico e na sua reflexão, além de contribuir para a sua criatividade. Também desenvolve o social, o emocional e o cognitivo de cada criança. Por isso é de grande importância o professor entender como se dá a matéria literária.

Referências Bibliográficas

http://www.brasilliterario.org.br>. Acesso em 05 Maio 2015. <  http://literaturainfantilportaldoprofessor.wordpress.com/>. Acesso em 05 de Maio de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (164.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com