TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma gramática da Literatura infantil

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

NOME

Cristina Greicy Lopes de Oliveira

RA

6657401353

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina de Literatura Infantil, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Viviane Miriam Cardoso Cruz.

Anhanguera Educacional

2015

Considerando a compreensão do texto, reflita e responda, em no máximo 20 linhas, às seguintes questões:

1. O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literária?

Pude compreender que o fenômeno literário é a junção de aspectos abstratos que são representados pelas emoções, sentimentos e uma diversidade de experiências, e por aspectos concretos, que são representados por experiências que irão possuir realidade efetiva quando são registradas pelas palavras escritas, e também pelas palavras pronunciadas.

Por muito tempo, a literatura infantil não era considerada importante, mas hoje é um instrumento fundamental e bastante significativo para a formação do sujeito.

A literatura aguça a imaginação, a curiosidade, desenvolve o senso crítico, o raciocínio lógico, a criatividade dentre outras possibilidades, assim a mesma deve ser inserida na vida das crianças desde cedo, através dos familiares e das instituições escolares, para que eles adquiram o gosto e o hábito pela leitura de forma prazerosa.

2. Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

Os professores devem compreender e dominar a matéria literária, pois são mediadores fundamentais no processo ensino aprendizagem, tem um papel importante na transformação e formação do aluno. Dessa forma os mesmo devem estimular e criar estratégias para desenvolverem atividades significativas de leitura, favorecendo o senso crítico dos alunos de forma lúdica e prazerosa, despertando neles o gosto pela leitura, pois a mesma possibilita aos alunos um mundo de diversidades, aguçando suas imaginações, suas mais íntimas emoções, criando neles novas expectativas de mundo, fazendo comparações entre a história, com fatos vivenciados por eles mesmos, formando assim cidadãos críticos com novas mentalidades.

 

Referências Bibliográficas

Cite as fontes de pesquisa utilizadas, de acordo com as normas da ABNT. Para saber mais sobre nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos e sobre como fazer referências bibliográficas, consulte os materiais disponíveis em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 26 jun. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (165.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com