TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Artigo

Por:   •  16/4/2023  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

        UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

JULIA MARIA DE SOUSA ANDRADE

RA: N4484-D9

RESENHA: O PAPEL DA PSICOLOGIA NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DE GUARDA COMPARTILHADA

Campus Assis – São Paulo

2023

1. Apresentação da obra

O artigo "O papel da psicologia no processo de mediação de guarda compartilhada", escrito por Jaqueline Eloísa da Silva, tem como objetivo discutir o papel da psicologia no processo de mediação de guarda compartilhada. A autora inicia destacando a importância do tema, uma vez que a guarda compartilhada tem sido cada vez mais utilizada como alternativa ao modelo tradicional de guarda, em que um dos genitores tem a guarda unilateral das crianças.

A autora apresenta o conceito de guarda compartilhada, destacando que, diferentemente da guarda unilateral, em que apenas um dos genitores tem a responsabilidade legal pelas decisões em relação às crianças, na guarda compartilhada ambos os genitores compartilham a responsabilidade de tomar as decisões em relação aos filhos. Nesse sentido, a autora destaca a importância da mediação para a construção de acordos que permitam a implementação da guarda compartilhada.

Em seguida, a autora discute o papel do psicólogo no processo de mediação de guarda compartilhada. Ela destaca a importância de o psicólogo trabalhar com a família como um todo, e não apenas com os pais separadamente. A autora também ressalta a importância do psicólogo ser imparcial e neutro em relação aos pais, a fim de garantir a construção de um acordo que seja de fato benéfico para as crianças.

Por fim, a autora discute alguns desafios e limitações do processo de mediação de guarda compartilhada, destacando a importância de se levar em consideração as particularidades de cada caso e a necessidade de que o processo seja conduzido de forma ética e responsável.

2. Análise crítica

O artigo "O papel da psicologia no processo de mediação de guarda compartilhada" é relevante ao nosso tema “Perícia psicológica em casos de guarda” pois aborda de forma clara e objetiva a importância do papel do psicólogo nesse processo, destacando a importância da avaliação psicológica para a tomada de decisão do juiz em relação à guarda compartilhada. Além disso, a autora apresenta uma revisão bibliográfica consistente e atualizada sobre o assunto, com base em estudos e teorias relevantes da área da psicologia jurídica. Dessa forma, o artigo pode ser utilizado como uma fonte confiável de informação para fundamentar argumentos e análises em um trabalho de conclusão de curso sobre o tema.

Referências bibliográficas

SILVA, Jaqueline Eloísa da. O papel da psicologia no processo de mediação de guarda compartilhada. In: Anais do IV Encontro Nacional de Psicologia Jurídica e VII Seminário Internacional de Psicologia Jurídica. São Paulo: Conselho Federal de Psicologia, 2017. p. 1-7.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com