TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educacional Prevenção Família, Escola

Por:   •  19/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

Prevenção - Família, Escola

Assumindo a escola como um centro promotor de saúde mental, esta deve ser entendida como um local privilegiado para investir não só na prevenção, mas também na intervenção e referenciação para os cuidados de saúde mental. Neste sentido torna-se evidente a importância do desenvolvimento de programas de prevenção da depressão em meio escolar que contribuam para a avaliação da presença e severidade dos sintomas depressivos e para a implementação de estratégias preventivas que promovam o aumento de competências pessoais e individuais do sujeito, como o aumento da autoestima, da capacidade de resolução de problemas e dos comportamentos de procura de ajuda, combatendo assim, os fatores de risco e potencializando os protetores.

É importante também, destacar o reforço de profissionais de saúde mental nas escolas; a necessidade de maior investimento na formação e treino para os profissionais de saúde bem como no aumento da capacidade de compreensão e interpretação em saúde mental na comunidade educativa (professores, pais/encarregados de educação e estudantes) para que estes se sintam capacitados para identificar os sinais e sintomas da depressão, fatores de risco associados à depressão para intervir de forma adequada, trazendo palestras sobre o assunto saúde mental, para que esses adolescentes se sintam até mais confortáveis em procurar ajuda.

Outros aspectos a serem contemplados quer nas estratégias preventivas quer no tratamento e intervenção em adolescentes e crianças deprimidas devem incluir o trabalho com as famílias e fortalecimento das redes de apoio, uma vez que relações familiares efetivas, amizades e relacionamentos saudáveis se assumem como recursos muito significativos para a criança e o adolescente e se revelam como fatores protetores de elevada importância para a depressão.

Maria Pedro Q., Rosa Maria P., Jorge Daniel N., Lúcia Amélia F., Cândida Rosalinda E., Maria Ermelinda T., & José Carlos P. "Depressão em adolescentes em meio escolar: Projeto + Contigo." Revista de Enfermagem Referência IV, no. 9 (2016):37-45. Redalyc, https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388245833005

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com