TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME O SHOW DE TRUMAN

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

DANIELLE DOS SANTOS ROLDÃO

KAROLYNE AP. PEREIRA SILVA

O SHOW DE TRUMAN

SOROCABA

2016

KAROLYNE AR. PEREIRA SILVA                           RA: C6888E-0

DANIELLE DOS SANTOS ROLDÃO                        RA: C41HDJ-9

O SHOW DE TRUMAN

[pic 1]

Orientador: Prof.ª Dra. Nancy Capretz Batista da Silva

SOROCABA

2016

INTRODUÇÃO


O FILME

        O filme “O show de Truman: o show da vida”, conta a história de Truman Burbank, um homem que tem uma vida simples, todo o dia despede-se de sua esposa, cumprimenta seus vizinhos, vai para o trabalho, algumas vezes visita a sua mãe, ou sai com seu melhor amigo.

        Próximo ao seu aniversario de trinta anos, coisas inusitadas começam a ocorrer na vida de Truman, e ele passa a perceber que os cidadãos da pequena ilha onde mora tenta impedi-lo quando o mesmo pretende fazer algo inusitado. A situação se torna mais intensa, quando ele tenta fazer uma viagem. Não há nenhum transporte que possibilite isso, e sua mãe, esposa e amigo passam a convencê-lo do contrário.

        Certa noite, Truman finalmente consegue fugir, e assim, descobre que toda a sua vida desde o seu nascimento, era um programa de TV. Todos os seus dias foram sempre sujeitos a um controle, todas as suas relações eram com atores e atrizes. Truman vivia em um mundo criado para ele, e exibido para o mundo todo, em tempo real.

        


Os Estados Unidos da América é um grande representante do capitalismo, tanto que em termos de globalização, é um dos maiores difusores de sua cultura em outros países. Um exemplo disso é visível no filme, pois lá todos os objetos, são fornecidos por patrocinadores, e a cada momento a uma forma de promoção das marcas.

Esse é um exemplo de como o filme é um reflexo da do paradigma que há na psicologia social norte americano, pois a mesma apresenta uma valorização do individuo, podemos ver isso na teoria do sucesso e do fracasso, onde alguém bem sucedido é valorizado e alguém que fracassa é rechaçado.

No filme só é apresentado o diretor do programa, ele é reconhecido por consegui manter um programa há tantos anos no ar, com um alto índice de audiência, por não falhar no sentido de Truman conseguir saber que toda a sua vida, não passa de uma ficção. Há única forma, de protesto que é mostrado contra o tipo de vida a que o protagonista foi sujeitado, logo é rechaçada e esquecida pela mídia e população.

        No filme também são mostrada grande aspectos da linha psicológica comportamental, pois toda a vida deste homem foi condicionada, implantaram nele medos, impediram-no de ter sonhos que fossem fora da ilha, e fizeram-no viver somente o que fosse conveniente mostrar para os telespectadores, pois Truman passou a ser um exemplo a ser seguido.

“O Show de Truman: o Show da Vida” incita o questionamento: Quem ou o quê, de fato, forma o homem enquanto sujeito ?        
           As respostas plausíveis são diversas. Alguns consideram que somos fruto da educação oferecida por nossos pais, estilo do vestir , modo de falar, hábitos à mesa, crenças e perfil de raciocínio seriam todos aquisições inspiradas no raciocínio das pessoas que nos  criaram.        
        Sob outra perspectiva, a identidade humana seria uma mistura  daquilo que se assimila em casa com aquilo que o homem apreende na vivência para além dos muros de sua residência enquanto ser social. Os momentos de lazer, a experiência escolar, a convivência com os amigos e a rotina de trabalho, juntos, “produziriam” um sujeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com