TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Artigo

Por:   •  13/5/2021  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Gabriela Geraldi Rodrigues

TIA: 41814126

Resenha do artigo

O artigo " Depressão em idosos residentes em uma instituição asilar na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil" de Diego Coelho Nascimento analisa a saúde mental da população asilar na Casa do Idoso de Juazeiro.

O quadro depressivo em idosos se manifesta de uma forma atípica do que se refere a ansiedade, através de alterações do sono, do apetite, sensação de culpa, tristeza e pensamentos constantes sobre a morte. Esse quadro é ainda mais grave quando a realidade é referente a instituições asilares por estar longe da família e convive do com estranhos.

Em uma população de 40 residentes (sendo 60% mulheres e 40% homens) com idade igual ou superior a 60 anos e tendo como critério idosos sem um diagnóstico prévio de déficit cognitivo ou demência e que concordassem em conversar com os pesquisadores foram feitas quinze perguntas do Questionário da Escala de Depressão Geriátrica. A análise do resultado se baseou no score obtido pelos participantes que respondiam sim ou não para as mais diversas perguntas sobre se sentir disposto, satisfeito, aborrecido, otimista entre outros questionamentos a respeito do seu estado emocional

Dentro dessa amostra foi possível concluir que 65% dos idosos possuem indícios de quadro depressivo e 35% não se encaixam nesse quadro. Dentro desse resultado 15% dos idosos apresentaram a depressão severa e 50% a depressão leve

Nesse contexto percebe- se que o idoso necessita de atividades culturais e de lazer que possam preencher seu tempo e contribuir para a melhora da sua saúde física e mental principalmente o idoso institucionalizado que já passa por um processo de adequação a nova rotina e as novas regras da instituição o que muitas vezes pode ocasionar em reações emocionais incluindo a depressão propriamente dita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (22.7 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com