TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Artigo "O pesquisador e a produção científica"

Por:   •  30/10/2018  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Edna Lucia da Silva, Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT) e Professora do Departamento e Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, cuja principal obra é “Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação”, produziu um artigo científico em colaboração conjunta a Fernanda Dias Droescher, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bibliotecária da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC).

O presente artigo, “O pesquisador e a produção científica”, desenvolvido em conjunto pelas autoras, foi publicado em 2014 na revista “Perspectivas em Ciência da Informação”, a partir da página 170 até a página 189. Esse trabalho discute os fatores que mobilizam o pesquisador na produção científica, contextualizando o tema na sociedade contemporânea.

Utilizando da metodologia denominada revisão de literatura, as autoras deste artigo apresentam primeiramente os objetivos e motivações de um pesquisador, demonstrando a importância do registro de seus estudos, para assim gerar um ciclo de novos conhecimentos à partir do que já foi construído. A autoria é apontada como um fator de extrema importância para conferir a credibilidade aos trabalhos e, com a recente popularização da tecnologia da informação e comunicação, principalmente devido ao desenvolvimento da Internet, toda informação deve ser avaliada de maneira minuciosa, possibilitando o surgimento de um trabalho muito bem estruturado e concreto, produzindo assim um estudo protegido contra os obstáculos que certas medidas de impacto geram no processo de interação de uma produção científica. Posteriormente no artigo, os autores advertem e ajudam a precaver sobre as maneiras corretas de interpretar estes fatores de impacto, citando termos como índices bibliométricos e o FI (fator de impacto), que são meios para avaliar a influência do artigo em um período de tempo. Há também o índice H, um indicador recente, cujo objetivo é realizar uma pesquisa quantitativa da carreira acadêmica, ou seja, avalia sua produtividade com base nas citações de seus trabalhos em outros artigos. Um dos pontos levantados com maior veemência, é que não dá para definir se o autor é produtivo somente pela quantidade de citações em outros artigos, pois avaliar a produção cientifica é complexa demais para ater-se apenas a essa definição.

Avaliando de uma perspectiva acadêmica e visando a elaboração de futuros artigos científicos, podemos atribuir uma legítima importância a este estudo. A produção científica é uma maneira de desenvolver a capacidade intelectual do autor, potencializando o estudo desenvolvido por autores anteriores. A leitura desse texto é indicada para quem possui interesse em desenvolver trabalhos acadêmicos, desde professores até estudantes que pretendem progredir academicamente seus conhecimentos e seus currículos.

Diante de tantas informações sobre a produção científica, as autoras, em suas considerações finais, concluíram que com tantos métodos científicos e busca de conteúdo para a criação de artigos, é difícil determinar um único método como correto para avaliar os trabalhos, pois a ciência e o sistema de produção científica estão em constante evolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com