TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PSICOLOGIA

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO DE PELOTAS

Curso Serviço Social – Quarto Semestre

Disciplina Psicologia e Serviço Social

ATPS Psicologia e Serviço Social

Nome

RA

Carli Simon

4300063694

Giziane Fonseca

4300073089

Natalie Moraes

4352050627

Raquel Canto

4300073045

                                           Profa. EaD: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

                                          Profa. Tutora Presencial: Simone  

                                           Profa. Tutora a Distância: Ana Maria de Oliveira Espindola

Pelotas/ Rs.

2013

Sumário

I - Introdução                                                                                                            03      

II - Desenvolvimento

Etapa 1. Manifestações culturais dos homens e o que o diferencia dos animais      04                                    

Etapa 2.  Importância do Serviço Social nos conflitos sociais                                  05          

 Etapa 3. Funcionamento e ações do BOPE na resolução de conflitos                     07                                

Etapa 4.   Conclusão                                                                                                  08

IV - Referência Bibliográfica                                                                                    10

Introdução

O tema de nosso trabalho é a realidade atual, a corrupção nas políticas e seus efeitos na população.  A corrupção nas políticas sociais tem causado conseqüências nos excluídos, visto que está humilhação sofrida por longos anos tem causado um sofrimento descomunal tanto externo como interno nos menos favorecidos e  tem gerado nada mais do que desigualdade.

Ao desenvolver este desafio nos familiarizamos com os conceitos de humilhação social, invisibilidade publica no cotidiano e a corrupção existente no próprio sistema que os coíbe.

Podemos compreender o sofrimento enfrentado pelos excluídos e observamos que muitos deles não exercem uma profissão, vivem do tráfico de drogas, tornando se assim desqualificados e rebaixados socialmente.

O trafico e o consumo de drogas esta no topo da lista dos problemas sociais, mas se considerarmos o fato de que quanto mais elevado socialmente, mais consomem drogas e assim financiam o trafico entendemos o motivo da própria policia se render ao sistema corrupto pois o Estado não vê o trafico como problema, mas como gerador de lucros tendo em suas engrenagens tanto determinações econômicas, quanto inconscientes, da parte dos usuários no financiamento do trafico no pais, é a mercantilização das relações sociais sofrendo uma pressão inconsciente que se misturam de uma forma tão homogênea que não podem ser analisadas separadamente.

A população que convive com o trafico sofre uma pressão externa e também interna, além de ser excluído pela sociedade, sofre internamente, a angustia que o faz assumir e também expressar o quanto é humilhado excluído e usado pelo próprio sistema.

Vivemos em um mundo complexo com diversos panoramas, onde seres humanos convivem com animais e com o meio ambiente, ou seja, uma mistura de espécies, cada uma com suas particularidades, seu espaço, seu modo de vida, e seus processos de evolução distintos, e não podemos comparar ou julgar, como melhor ou pior, cada um consiste do seu modo, de acordo com suas capacidades e necessidades, todos os seres merecem respeito, e não devemos nos considerar melhores que eles, em uma relação de total dominação, devemos deixar de lado uma cultura muito antiga presente em nossa sociedade, a de inferioridade desses seres pelo fato de não serem dotados de razão, de palavra de julgamento, de alma numa auto definição de superioridade perante os animais.

Nas relações sociais não é diferente não podemos julgar uns aos outros, como se um ser humano fosse melhor que o outro, pois cada um tem seu modo  de vida, suas concepções sua cultura, onde cada um esta inserido em uma realidade diferente, não podemos julgar e comparar culturas e etnias pois cada uma tem seu modo peculiar.

A cultura é um conjunto que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral os costumes, hábitos e aptidões adquiridas pelo homem, tanto no grupo familiar quanto perante a sociedade. A cultura também se define nas ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais adquiridas na vida em sociedade, mas também tem evoluído e o pensamento de cada pessoa sobe ela pode ser distinta.  

Estão inclusas em nossa sociedade diversas formas de cultura e diversas realidades, podemos citar como uma delas as realidades das favelas, que entre outras está retratada no filme tropa de elite, filme enfocado em problemas sociais e culturais, relatando o uso de drogas e a corrupção no sistema em seus diversos níveis.

O filme mostra a falta de segurança publica e  as falhas no sistema, em meio a corrupção, algo que não é novidade em nossa sociedade desde os primórdios, pois se repete como um circulo vicioso, onde os detentores do poder sempre são privilegiados as custas do sofrimento daqueles que a única alternativa é submeter se, até mesmo por uma questão de sobrevivência.

 A o analisarmos o Filme Tropa de Elite observamos vários conflitos sociais, um dos principais apontados pelo grupo é a forma de intervenção do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) que invade favelas de forma agressiva, matando e violentando bruscamente para tentar diminuir o trafico de drogas, a dominação dos traficantes é outro problema bem visível, pois acaba colocando toda a comunidade em risco constante,  a ação de comandantes, policiais corruptos que sobem o morro para receber propina através do trafico de drogas e jogos ilícitos, e a forma inconsciente que os jovens de classe média financiam o trafico de drogas pois sobem o morro em busca de drogas.            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (60.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com