TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Psicologia

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 10

Humilhação Social - Conceituação

O conceito de humilhação de acordo com o site da Wikipédia “é literalmente o ato de ser tornado humilde, ou diminuído de posição ou prestígio. Todavia, o termo tem muito mais em comum com a emoção da vergonha. A humilhação não é geralmente uma experiência agradável, visto que diminui o ego”.

E o que vem a ser humilhação social? Ocorre quando um sujeito é vítima de preconceito devido a sua situação, em consequência de onde trabalha, onde vive, do que se alimenta ou como se veste. É por apresentar uma condição de vulnerabilidade social, ele não ter reconhecidos seus direitos de cidadão, não ser ouvido e principalmente não ser visto pela sociedade.

A questão da desigualdade social se dá por diversos fatores, disparidade da distribuição de renda, desemprego etc. E a humilhação, a privação dos direitos, começa quando o cidadão precisa sujeitar-se a trabalhar muito e receber um salário na maioria das vezes indigno. É não ter assegurado seu direito a busca de melhores condições para si e sua família.

De acordo com o autor José Moura Gonçalves Filho, o sujeito é impedido de terminar algo importante a ele, pois em geral, o que ocorre em bairros pobres

“não são bairros que o tempo veio corroer ou as guerras vieram abalar, são bairros que mal puderam nascer para o tempo e para a história. Um bairro proletário não é feito de trabalho humano sobre a natureza e sobre a cidade parece interceptado”.

(GONÇALVES FILHO, 1998)

Essa interrupção vista nos bairros, as construções e estruturas incompletas, se dá, pela falta de recursos necessários para que se complete. Falta a janela, o cimento, a fechadura para o término da obra. Falta a roupa, o caderno para a aula, a boa vassoura para a limpeza, pois isso custaria 2 ou 3 vezes o salário que se ganha. Se tem recursos para o mínimo. Em consequência disso, o sujeito deveria falar, dizer como as coisas estão eo que deve ser mudado. Mas justamente por esta situação que vive, é ignorado, é explorado, na verdade é tratado como invisível. Suas vivências e suas opiniões são como se não existissem.

Suas memórias também, pois o que possuem que os lembre de seu passado como fotos, roupas de cama, louça, quadros etc., quando é preciso é trocado ou vendido. Nestes casos não existe a opção de guardar lembranças, pois as mesmas vão servir de sustento por algum tempo. A humilhação é sentida nestes casos também.  

Desigualdade na sociedade Brasileira

 De acordo com o texto lido, de autoria de Ava da Silva Carvalho Carneiro, a desiguldade social, com consequencia a humilhação que muitos individuos são obrigados a conviver, teve seu início se deu no Brasil no começo do Século XIX. O autor destaca que "o Brasil moderniza-se de "fora para dentro"; não é a atitude, nem o comportamento dos brasileiros que conduzem ao processo de modernização do país, mas sim, a adoção de práticas européias burguesas em substituição ao estilo patriarcal portugues. Estas práticas, invadem o Brasil no século XIX e são a gênese da desigualdade no país".

Neste mesmo século, a escravidão é abolida no Brasil, fazendo com que a desigualdade aumente. Pois os negros são livres, mas na realidade continuam em condições e realidades semelhantes a de quando eram escravos, pois não tem acesso a um trabalho digno, ou a algum incentivo que os fortaleça para sair de uma  condição ruim para algo melhor. Essa desigualdade podia ser vista através da moradia dos menos favorecidos, de acordo com Gilberto Freyre, Souza (2003) " da casa grande e senzala, depois sobrados e mucambos, e, talvez, hoje em dia, bairros burgueses e favelas".

Os manos favorecidos, vivem a margem da sociedade e mesmo que seu trabalho seja algo relevante para o andamento do cotidiano de uma cidade isso não é levado em conta.Seus direitos nem sempre são assegurados, sobre esta questão o autor Fernando Braga da Costa (2004) destaca:

 "Os pobres são as pessoas que fabricam automóveis; nós, as pessoas que os utilizamos. Com alguma sorte, depois de décadas de uso por terceiros, podem coprar os tais carros que produziram, já em condições precárias. Os pobres são os sujeitos que trabalham como padeiros, mas muitas vezes, sua família passa fome".

Essa invisibilidade também pode ser vista através da mídia. A notícia de sujeitos de classe média e alta sempre terá mais destaque do que a de um indivíduo pobre. Como se ele não fosse igual aos demais devido a sua condição social. Ele se torna invisível, pois as classes mais altas não querem enxergar o que é "feio" na sociedade.

parte 3

O presente texto faz parte de um estudo que aborda a invisibilidade pública marcada na profissão de gari. O autor durante um período, utiliza as mesmas vestes dos garis, e começa a executar as mesmas tarefas a fim de identificar os motivos da humilhação e invisibilidade pública a que submetem essa classe de trabalhadores. De acordo com o autor, entende-se por invisibilidade pública, espécie de desaparecimento psicossocial de um homem em meio de outros homens.

        As tarefas realizadas pelos garis, quais sejam:

        “Bater ponto, vestir o uniforme, executar trabalhos essencialmentes simples (como varrer ruas, cortar mato, retirar barro que se acumula junto às guias), estar sujeito a repreensões mesmo sem motivo, transportar-se diariamente em cima da caçamba de caminhonetes ou caminhões em meio às ferramentas ou lixo” (Fernando Braga da Costa, 2008)

somadas ao trato que a sociedade dispensa à execução dessas tarefas, acabam rebaixando esses homens socialmente e politicamente, sendo que embora sejam atividades de extrema importância para manter o funcionamento de nossas cidades, são atividades ingratas, que exigem força bruta, e de acordo com o autor são “trabalhos essencialmente simples”, e simples no sentido de que não é necessário anos em uma universidade para que se possa realizá-lo. Sendo assim, dificilmente as demais pessoas, que investem uma posição de superioridade diante desses profissionais, quererão executá-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com