TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps psicologia

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]   UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP[pic 2]

TERCEIRO SEMESTRE

SERVIÇO SOCIAL

NOME

RA

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

INTRODUÇÃO

O Filme Tropa de Elite, conta a realidade vivenciada na favela do Morro do Alemão, retrata a violência, tráfico de drogas, corrupção e o mundo do crime.

Ele mostra a classe média representada por estudantes universitários que criticam a violência policial e ao mesmo tempo fomenta a violência consumindo drogas e alimentando o tráfico.O Filme vem nos mostrar de forma “drástica” e realista o que realmente acontece no mundo do crime e da corrupção, e também o comportamento e treinamento do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Por trás das frenéticas cenas de ação que tiram o fôlego, Tropa de Elite, no filme existem diversos aspectos a serem elucidados, muito mais do que se pode imaginar a partir de uma fruição mais descompromissada.Nesta análise também do filme, objetiva-se observar os confrontos que acontecem em diversas situações (culturais, pessoais, sociais). Os valores morais sendo violados por aqueles que numa mesma sociedade dizem buscar solução para os problemas sociais. O filme nos traz uma visão do mundo subjetivo, não traz problemas de verdades ou mentiras, ele busca atingir as particularidades da vida social.

ETAPA 1

O que é cultura?

Cultura significa cultivar, na verdade são práticas e ações sociais que seguem um padrão. Ela refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que preenchem a sociedade.

Faz-nos entender o que é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período. Podemos dizer que a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos adquiridos pelo homem não somente em família, mas também da sociedade. A cultura brasileira é uma mistura da influência dos vários povos e outras etnias que acabaram formando o povo brasileiro, assim podemos afirmar que não existe uma cultura brasileira homogênea. Então o que vimos sobre cultura no filme, ele nos deixa claro que a pobreza e a falta de recursos financeiros não são sinônimos de criminalização generalizada, mostrando que a policia também se corrompe e ainda apontando que ser negro e pobre é ser criminoso.

Quais as manifestações culturais apresentadas no filme?

No filme a manifestação que mais nos chamou atenção foi a que retrata a vida do personagem Baiano, uma pessoa totalmente marginalizada, vitima de uma situação social de exclusão, sem limites morais, que diante do certo ou do errado, do bem ou do mal, toma a atitude que lhe for mais conveniente, não tendo a capacidade de alcançar alguma compreensão sobre as conseqüências dos seus atos. Temos também a do policial pai de família trabalhador, mas que ao mesmo tempo convive com a rotina da violência, tendo ele mesmo que praticar muitas barbáries, mesmo assim tendo consciência de suas atitudes, e assim vivendo atormentado por seus conflitos pessoais.

Com um País mergulhado na corrupção vivemos com a omissão de quem poderia dar um basta nessa vergonha seja no sistema penal ou na própria sociedade. Com os baixos salários dos policiais e ainda com a falta de estrutura para a ação efetiva do policiamento e ainda como se não bastasse, policias e políticos que são criminosos e não são punidos, esses são os bandidos mais perigosos que se escondem atrás de suas fardas ou do poder.

Claro que no meio de toda essa sujeira ainda existe aquele que acredita na justiça e acha que pode fazer a diferença e aquele cidadão que mora na favela que por falta de uma oportunidade melhor acaba se adequando ao sistema da violência.

ETAPA 2

A Psicologia como solução de conflitos sociais

Os conflitos sociais existem de maneira que deixam as organizações do poder publico agir de modo correto para que possam diante obterem o que desejam fazendo da miséria e da violência um instrumento para continuarem no poder usando uma falsa moral de justiça ordem e democracia.

No filme encontramos os dois mais críticos a violência e a corrupção:

A violência que ultrapassa os limites das classes alta e medias querendo mostrar que é a única solução para o crime é a mão-de-ferro da repressão sem piedade.Vimos que a visão de Favela é quem mora lá são todos traficantes deixando de ver que existe sim homens e mulheres que são pessoas trabalhadoras que sonham com um amanhã melhor e que existe crianças e jovens que sonham em ser pessoas melhores fazer uma faculdade ter sua casa própria ter sua profissão e uma vida digna.

O uso de drogas,a violência urbana,e a pratica de tortura pelos policiais é mostrada de forma critica e violenta,mas por outro lado mostra uma sociedade fingida,como nos mostra a cena onde o estudante de uma universidade reclama da atuação da policia,só que ele próprio é um dos consumidores que acaba por apoiar o tráfico de drogas e assim apoiando a violência.E com essa atitude desses burgueses só por que tem dinheiro,toda a culpa das mortes vai para o favelado,por que jamais eles vão assumir que financiam o tráfico.

E como não podia faltar temos outro grande conflito chamado corrupção esse circula entre nossos queridos deputados que se aliam aos também policias corruptos,esse é um grande conflito social a corrupção policial pois afeta diretamente a sociedade.Entre muitos outros conflitos que aparecem no filme como diretos humanos,á classificação de classes e suposta justiça confiada aos policias.

Podemos perceber que o Serviço Social tem muito sim como ajudar pois ele irá trabalhar como elaborador,implementador e executar políticas sociais,programas e projetos junto ao governo publico,coisas que ficam distante da realidade dessas pessoas de classes menos favorecidas porque vivem naquele mundo controlado pelo trafico e a violência é aí onde entra o trabalho do Assistente Social que tem a missão de integrar essas pessoas e fazer sua inclusão social, sendo que a sua maior função é promover a saúde e aplicar os conhecimentos da psicologia para dar melhor condições de vida ao ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com