TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps psicologia

Por:   •  20/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

EAD PÓLO POA- MOINHOS

Serviço Social

Psicologia e Serviço Social II

Aline Lopes Baldez- Ra 448720

Andréa Cury de Freitas- Ra 8346776062

Graciella Pinheiro Stuermer- Ra 448455

Maria de Lourdes Salvador Nunes- Ra 434354

Marion Freitas Brilhante- Ra 422269

Atividade Prática Supervisionada

Tutor: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Porto Alegre, 19 de Setembro de 2014

Introdução

Com a necessidade de fazermos uma reflexão crítica sobre acontecimentos que ocorrem na sociedade, sob o prisma de alguns conceitos importantes da Psicologia Social, Buscou se fazer uma análise crítica do filme Tropa de Elite (Brasil, 2007, direção José Padilha). Para alcançarmos os nossos objetivos além de assistirmos o filme, realizamos pesquisas em artigos, em textos na internet, realizamos debate em grupo procurando sempre desenvolver os questionamentos com o olhar do profissional da área da Assistência Social.

O que é cultura?

Quais as manifestações culturais apresentadas no filme. Justificar sua resposta.

O artigo de Dentillo D.B. mostra uma análise em que a cultura afirma em aprendizado e imitações, mostrando também que sua base pode não ter influências humanas e outros fatores ambientais e genéticos. Diferentemente de outros animais, os seres humanos só se reconhecem com base nas relações que estabelecem entre si. Os indivíduos constroem sua realidade em um processo continuo de interação e transformação dos contextos dos quais estão inseridos. Na cultura são encontrados os elementos que possibilitam a interpretação da realidade social e da posição de cada indivíduo nas diferentes relações estabelecida entre os grupos da sociedade, cultura é uma quantidade e diversidade de expressões como: festas, danças, musicas, esculturas, gravuras, mitos, religião, superstições, alimentos, teatro que são presentes em nosso cotidiano.

O filme Tropa de Elite expõem manifestações culturais objetivando vincular a ficção com a realidade, nos mostrou o cotidiano da periferia como pobreza extrema e a violência, moradores submetidos a uma vida de verdadeira submissão aos traficantes que ali comandavam a favela. Um batalhão de policiais sendo rigidamente treinado para combater a criminalidade, passando por várias etapas de treinamentos até serem aprovados pelo comandante capitão Nascimento. Para serem aprovados no batalhão BOPE (Batalhão de Operações Policias Especiais), o filme relata também estudantes que fazem um trabalho em ONGS auxiliando crianças em educação e aprendizagem, inclusive em aulas de teatro, os mesmos estudantes que auxiliam nas ONGS são os mesmos que reclamam da violência dos policiais e ao mesmo tempo são usuários e traficam drogas na própria universidade. É feita a venda de drogas para alunos e os vendedores são usuários continuamente, esses mesmos alunos são os que levam o dinheiro do tráfico arrecadado para o traficante da favela conhecido como Baiano, que é o fornecedor das drogas aos alunos. Observamos também as manifestações e protestos de alunos e moradores que faziam em prol da paz, com roupas brancas e velas. Corrupção de policiais que usavam do poder para abordar tanto criminosos quanto trabalhadores da favela que havia que pagar para poder ter segurança em seus estabelecimentos de trabalho, sendo que na verdade por lei não deveria acontecer, todos temos direitos a segurança pública. No filme mostra nitidamente policias ao uso do poder para tirar proveito com os moradores da favela.

Ao assistirmos a este filme fica claro a compreensão do modo de vida diferente de cada grupo social em diferentes culturas, etnias, comportamentos e manifestações culturais de uma sociedade que se mostra diversificada em culturas.

Conflitos Sociais Presentes no Filme Tropa de Elite.

Analisando o contexto social apresentado no filme Tropa de Eliete, podemos ver o quanto pode ou é importante a intervenção do Assistente Social e da Psicologia Social para entendermos esses conflitos, pois a psicologia social estuda esses fatos que levam a esses conflitos que geralmente estão vinculados a circunstâncias históricas.

O filme que trata especificamente de problemas sociais, mostra policiais corruptos que cobram propina dos traficantes para aliviar a venda das drogas.

A realidade da polícia militar do Rio de Janeiro retratada no filme, tem grandes semelhanças em vários outros estados, policiais que acabam se vendendo para o crime organizado em troca de uma boa quantia em dinheiro a qual complementa a renda dos mesmos, já que o estado não dispõe de bons salários. Sabe-se que se esses policiais fossem melhor remunerados, esse número de profissionais corruptos talvez fosse bem menor.

Já o tráfico de drogas movimenta milhões de reais todos os meses, os consumidores são de todas as classes sociais, da mais baixa a mais alta. Esses mesmos consumidores ajudam a cada dia fortalecer mais esse comércio ilícito que destrói famílias todos os dias.

Muitos traficantes são o que são devido à má influência que recebem desde crianças que é apenas um reflexo do contexto social vivido na favela.

A dependência química se tornou caso de saúde pública e de intervenção do estado, pois muitos desses dependentes acabam perdendo seus empregos e suas famílias, sendo excluídos da sociedade por conta desse vício.

O estado pode e deve intervir nesses conflitos, criando melhores condições de trabalho para esses policiais, melhorando seus salários e dando um suporte maior para essas famílias com dependentes químicos, disponibilizando profissionais adequados para orientar os mesmos.

Analise do Filme. (etapa 4)

Ao fazermos a análise do filme Tropa de Elite do diretor José Padilha (Brasil,2007), constatamos a triste realidade da população que mora na favela. Vivendo entre a guerra de traficantes pelo controle do tráfico e uma polícia corrupta e passiva perante o sistema imposto naquele meio e o esquecimento do poder público (Estado), a população sem ter seus direitos (individuais e coletivos) garantidos fica à mercê dos traficantes que impõe o seu poder, através da força e da violência. Neste contexto salientamos os aspectos referentes: a violência, o poder institucional e o indivíduo, indicando as diferenças e as manifestações culturais do ser humano, estabelecendo uma relação de dominação com a participação de dois grupos; os que dominam e os que subordinam. O filme mostra, o caos do poder público, a corrupção capitalista da polícia, os interesses políticos a falta de segurança pública, o abandono de políticas sociais no cotidiano da nossa sociedade e o Bope (Batalhão de Operações Especiais), grupo incorruptível, especializado no combate a polícia corrupta e o tráfico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (186.2 Kb)   docx (83.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com