TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relevância do Endomarketing No Crescimento de Uma Empresa

Por:   •  31/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

    A relevância do Endomarketing

  No crescimento de uma Empresa

Por: Rafael Nascimento de Farias

 

Nesse texto irei abordar a introdução do endomarketing em uma empresa do ramo de fast food. Mostrando a importância de ações estratégicas a serem  adotadas, para manter um público interno motivado, focado no crescimento e gerando bem estar para o público interno e externo.Uma equipe acertadamente incentivada garante mais produtividade e idealização institucional.Espero que essa experiência possa contribuir para reflexão do conteúdo abordado.

  No ano de 2016, fui convidado para gerenciar uma empresa de fast food, que não adotava tecnologias e inovações para seu crescimento. O faturamento era consideravelmente baixo, e a rotatividade de colaboradores era bem alta. Sendo assim necessárias algumas mudanças em seu ambiente interno.

 Comecei fazendo uma pesquisa de mercado, observando as novas tecnologias, inovações e possíveis tendências futuras. Instalação de um sistema informatizado para captação de novos clientes, cadastro dos clientes antigos, controle de estoque, desperdícios e gastos. Reuniões periódicas com os colaboradores para entender o motivo de tanta insatisfação, rotatividade, a fim de estabelecer uma cultura organizacional.

   Com as informações em mãos o foco era motivar os colaboradores, pois com isso poderíamos influenciar o público interno, externo e aumentar os ganhos. Adotamos incentivos diferenciados de ganhos na produção, rotatividade nos setores, socialização entre eles e premiações. Os colaboradores passaram a trabalhar mais satisfeitos, divulgar a marca em suas redes sociais, panfletar entre uma entrega e outra. O resultado das medidas adotadas gerou expressivo aumento nos lucros. De acordo com KOTLER, P.; ARMSTRONG, G.(1997, p. 453-455).“A Disney descobriu que, cuidando de seus colaboradores, estaria proporcionando serviços de alto nível para seus clientes, e então, a si própria.”         

  Portanto, podemos observar a importância do endomarketing, pois com a valorização do trabalho interno pode-se gerar satisfação entre os colaboradores, elevando os lucros da empresa e trazendo um melhor relacionamento desde o menor colaborador até o executivo da empresa. Um ótimo exemplo dessa prática é a Disney, que investe muito na valorização do seu público interno. Oferecendo cursos de capacitação para seus colaboradores, sempre com o foco de obter um melhor atendimento ao público externo.

Referências:

BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall. 2006,p 13.

Kotler, P.; Armstrong, G.1997, p. 453-455

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (300.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com