TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o filme entre os muros da escola

Por:   •  25/6/2020  •  Monografia  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE[a]

SAMARA MAFIOLETI BORBA

RESENHA DO FILME: ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

CRICIÚMA-SC

2020

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

François[b] Marie Bégaudeau, nascido em 2 de março de 1971  na França é um escritor de ficção e drama, poeta, jornalista, professor e autor. Algumas de suas obras são: Jouer justo de 2003, Dansladiagonale de 2005 e uma ficção biográfica consagrada da banda inglesa Rolling Stones chamado Undémocrate Mick Jagger de 2005. Publicou o livro Entre les mus, que virou um filme.

O filme francês, retrata a própria prática docente do François Bégaudeau autor e personagem da história. Os atores, representam seus reais papéis desde François personagem principal, serventes de escola, alunos, coordenação e diretor, tornando o filme entre o documental e o ficcional com o objetivo de mostrar ao máximo a realidade daquele país. A narrativa retrata uma escola na periferia de Paris e apresenta o cotidiano e convivência do ano letivo de uma turma do oitavo ano, demonstra um professor que da aula de francês e se esforça para lecionar e aproximar alunos de diversas nacionalidades com o objetivo de combater a intolerância, desmotivação, violência, desrespeito. O professor de francês, em meio a tantas culturas se sente desafiado, prendendo-se ao ensino de uma língua normatizada pela gramatica e acima de tudo temendo não conseguir arcar com as diferentes culturas e dialetos trazidos pelos alunos.

Um trecho do filme que é bastante interessante, é quando os professores organizam uma reunião com os pais para informar o comportamento de cada estudante. O aluno Souleymane é destacado na reunião por seu mau comportamento em sala de aula, esta informação deixou sua mãe surpresa pois ela afirma que o mesmo é um bom aluno. A mãe de Souleymane não fala francês então a comunicação era quase impossível, todo dialogo foi traduzido e mesmo assim havia uma dificuldade de entendimento. Isto demonstra, que a diferença da nacionalidade pode atrapalhar a comunicação, e que alguns pais não prestam muita atenção na vida escolar dos filhos e isto é bastante prejudicial, os problemas enfrentados por nós brasileiros não são exclusivos do nosso país. Apesar da história se passar na França a realidade do ambiente escolar demonstrado se assemelha as escolas públicas e privadas do Brasil, assim como em outros países desenvolvidos ou não. Algumas características como: falta de interesse, desrespeito, despreocupação com o futuro, conduta violenta, atuação duvidosa na direção da escola, ou alguns professores despreparados para instruir os alunos compõe um retrato realista do modelo pedagógico muito próximo em inúmeras instituições brasileiras e do mundo todo.

Particularmente, gostei muito do filme pois retrata as dificuldades básicas de ensino e aprendizagem que precisam ser melhoradas, a decadência do modelo tradicional de ensino que desconsidera a diversidade dos alunose que algumas escolas precisam se ajustar a realidade de vida dos educandos.  Este filme, é recomendado para todas pessoas refletirem sobre a importância das questões atuais, deveria ser transmitido em todas escolas para todos terem conhecimento de que: Os estudantes a maioria das vezes, são um reflexo do que se passa fora do muro das escolas.


REFERÊNCIAS

ENTRE les mus. Produção de Caroline Benjo, CaroleScotta, Barbara Letellier, Simon Arnal-Szlovack. França: Sony Pictures Classics, 2008.

1 DVD. Internet

- HERICA, Wellen. Entre os muros da escola. Blog da revista espaço acadêmico. Disponível em:https://espacoacademico.wordpress.com/2014/03/12/entre-os-muros-da-escola-um-reflexo-do-que-esta-fora-dela/. Acesso em: 21 maio.2020

- MOURA, Miranda Glenda. RESENHA ENTRE os Muros da Escola. Entre palavras.ufc.br. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/15/59. Acesso em: 21 maio. 2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com