TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dificuldade de aprendizagem em leitura

Por:   •  21/1/2018  •  Monografia  •  8.377 Palavras (34 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 34

Introdução

Esta pesquisa apresentou como problema, investigar as principais dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos referentes à leitura e como objetivo principal, conhecer as dificuldades de aprendizagem em leitura mais comuns entre esses alunos do 6º ano de uma escola pública de Janaúba, Minas Gerais, trabalhando com a hipótese de que os alunos do 6º ano têm dificuldades em interpretar porque não conseguem ler fluentemente. Os objetivos específicos que possibilitaram esse conhecimento se concentraram em torno da análise das metodologias utilizadas em sala de aula que possibilitam a aquisição da leitura, identificação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos do 6° ano e a Distinção de diferentes aspectos que envolvem a leitura. Essa foi uma pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa, e foi realizada em duas etapas, a pesquisa bibliográfica com embasamento teórico e suporte nos autores, Barbosa (1994), Cagliari (2007), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (1989), Fulgêncio e Liberato (2004), Kleiman (2004), Aurélio

(2001), Brasil - Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Smith (1999), Silveira (2009) Solé (1998), e também a pesquisa de campo realizado através de observação seguindo um percurso previamente elaborado e a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas para os professores da turma, pois a partir delas podem ser identificadas as dificuldades mais comuns que são encontradas referentes ao ato de ler. O levantamento de dados nessa pesquisa possibilitou uma reflexão a cerca dessas dificuldades apresentadas pelos alunos e sobre as metodologias utilizadas para o trabalho com leitura em sala de aula o que pode contribuir para a descoberta de metodologias de ensino que poderão auxiliar para que ocorra a diminuição destas dificuldades. A escolha do 6º ano como turma a ser pesquisada, se fundamenta no fato de que nessa etapa da educação, julga-se que o aluno já deve exercer certo domínio no que se refere à leitura, e descobrindo essas dificuldades apresentadas pelo 6º ano, logo abre - se a possibilidade da descoberta de metodologias mais eficazes para o professor ensinar as crianças a lerem nos anos inicias do ensino fundamental, que é o foco de atuação do pedagogo. O trabalho foi apresentado em dois capítulos, sendo que o primeiro buscou fazer uma discussão teórica sobre o conceito, a importância, os tipos de textos trabalhados em sala de aula e as metodologias utilizadas pelos professores no ensino da leitura. O segundo capítulo apresenta e faz a análise e discussão dos dados da pesquisa de campo realizada e no seu final apresenta as considerações finais do trabalho.

1- Capítulo I: Conceituando leitura

Para pesquisar dificuldades de aprendizagem de leitura, optei por fazer uma discussão teórica sobre: O que é leitura, qual a importância de ler, que tipos de leitura são trabalhados em sala de aula, como o professor trabalha em sala de aula com o aluno que tem dificuldade em interpretar textos. Neste primeiro capítulo, a discussão vai ter enfoque nesses aspectos para que se possa ter um efetivo conhecimento a respeito do objeto de estudo em questão.

1.1 - O que é leitura

Leitura não é somente o ato de decodificação, é também ler fluentemente, sem engolir letras, usando os recursos de acentuação e pontuação de forma correta. Segundo Fulgêncio e Liberato (2004), o leitor já tem noções prévias que interage com que retira do texto, tornando leitura o resultado dessa interação. Em consonância com essa idéia, Barbosa (1994, p.117), defende que “A leitura pressupõe a elaboração de um saber prévio, que fornece os dados para o leitor levantar hipóteses sobre o que vai ler.”

As pessoas conceituam leitura como um simples ato de decodificação, o que se torna errôneo, uma vez que de nada adianta decodificar e não entender o que acabou de falar, e mesmo para que se desenvolva uma boa decodificação é preciso conseguir interpretar o que se ler. Barbosa (1994, p.118) diz que “Ler é sempre atribuir significados a um texto escrito.” Solé (1998, p.22) fala “que a leitura é processo de interação entre o leitor e o texto, neste processo tenta satisfazer [obter uma informação pertinente para] os objetivos que guiam sua leitura”. Em consonância com a opinião espressa por Solé e por Barbosa, as autoras Fulgêncio e Liberato (2004, p.14) dizem que “[...] podemos afirmar que a leitura é o resultado da interação entre o que o leitor já sabe e o que ele retira do texto.” Ainda sobre as previsões durante o ato de ler, Barbosa (1994, p.116), cita que “[...] a leitura é mais que um exercício dos globos oculares, pois se apóia por um lado, no que o leitor recebe através do seu sistema de visão e, por outro nas informações que o leitor tem disponíveis na sua cabeça, na sua estrutura cognitiva.” Izabel Solé (1998, p.23) concretiza ainda mais essa questão falando “[...] que a leitura é o processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita. Nesta

compreensão intervêm tanto o texto, sua forma e conteúdo, como o leitor, suas expectativas e conhecimentos”.

Sobre o conceito de leitura, Smith (1999, p.107) esclarece que ler “é fazer perguntas ao texto. E a leitura com compreensão se torna uma questão de obter respostas para perguntas feitas”. Levando em consideração que no ato de ler fazemos previsões elaborando perguntas e levantando hipóteses a fala de Smith tem sentido, uma vez que se leva em consideração o objetivo para que dada leitura esteja sendo feita, podendo ela ser válida ou não, pois como Barbosa (1994, p. 123) cita, “[...] a leitura é por natureza, flexível, múltipla, diversa, sem uma hierarquia preestabelecida que defina uma leitura melhor que as outras.”

O pesquisador Cagliari, (2007, p.150), fala que “[...] a leitura é uma atividade de assimilação do conhecimento, de interiorização, de reflexão.” Portando o autor se refere à interpretação da leitura e não sendo apenas decifração ou decodificação da escrita. Como o próprio autor escreveu “A leitura é a realização do objetivo da escrita”, e o objetivo da escrita é justamente a compreensão de seus códigos, do que esses códigos se referem.

O conceito de leitura que consta nos parâmetros Curriculares do ensino fundamental (1998, p.69) diz que,

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação de texto a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.9 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com