TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Por:   •  26/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.771 Palavras (16 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS

BENTA DO SOCORRO POÇA DE SOUZA

RESUMO DOS QUATROS VÍDEOS AULA DA DISCIPLINA EM EAD

BARCARENA-PA

2020

BENTA DO SOCORRO POÇA DE SOUZA

RESUMO DOS QUATROS VÍDEOS AULA DA DISCIPLINA EM EAD

Trabalho de avaliação de curso apresentado à universidade Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – Uniplan, como requisitado para o recebimento do Professor em Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências.

Isaias Dias Cunha

BARCARENA-PA

2020

IMTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, os currículos do ensino da Matemática e das disciplinas científicas foram alvo de revisões, críticas e novos direcionamentos, e sofreram mudanças nos vários níveis escolares. Essas mudanças foram resultados de estudos analíticos sobre o papel das várias ciências na educação, pesquisas sobre a aprendizagem de conceitos científicos pelas crianças, do estudo do papel da linguagem, da motivação e do interesse nas diferentes faixas etárias, tendo motivado a produção de diferentes materiais didáticos. (UNIPLAN, p.7)

UNIDADE I

RESUMO DO 1º VÍDEO.

A RELEVÂNCIA DA MATEMÁTICA

Qual a relevância da matemática para o nosso dia a dia?

Na verdade nós nem conseguimos imaginar essa questão, porque a matemática é uma ciência histórica, pois levou milhares de anos para ser construída pela humanidade. Essas questões surgiram a partir do domínio do homem sobre a natureza, sobre o tempo e sobre o plantio, pois todas essas questões e necessidades práticas da humanidade surgiu através da gênese do conhecimento matemático.

A relevância da matemática está empregada e podemos utilizá-la em outras áreas do conhecimento, em outras disciplinas e em outras ciências. Por tanto, todas essas áreas estão favorecidas pelos conhecimentos matemáticos.

A matemática passou por um processo histórico de conhecimento e aperfeiçoamento dentro do currículo escolar, atualmente este currículo recusa práticas arcaicas.

Em 1970, o currículo da matemática no âmbito escolar, foi criado pelos professores e profissionais específicos da matemática, nesta época esses currículos não tinham a intervenção de pedagogos, psicólogos e profissionais das ciências sociais e humanas, pois todos os currículos da matemática caracterizava-se por conhecimentos puros da matemática como prática do nosso dia a dia.

Em 1980 o currículo da matemática que era linear, por meio de repetição em um ensinamento extremamente tradicional, passou então a ser pensado e abordou-se a resolução de problemas. Se observarmos os parâmetros Curriculares Nacionais, eles apontam o ensino da matemática a partir da resolução de problemas, pois essa metodologia é um dos caminhos para o ensino da matemática. Diferentemente de uma abordagem excessiva de exercícios exaustivos de memorizações.

Em 1990, a educação matemática trouxe outras abordagens, como a modelagem matemática e a etnomatemática. Valorizando toda a sua cultura, pois ela é utilizada por todos que moram em um centro urbano, diferente da que se utiliza no meio rural, que também é diferente da usada pela população indígena, e por isso, há uma valorização da matemática própria desses povos.

Somente a partir do ano de 2000, na França surgiu com um questionamento sobre a didática da matemática, por às vezes ser vista como uma disciplina muito sistemática nas escolas, e por isso é preciso rever as maneiras de ensinar e causar um impacto positivo desde a educação infantil. A didática vem tratar das questões metodológicas, de como devemos ensiná-la e como introduzir conhecimentos necessários para a formação daquele que é responsável pela construção do conhecimento do aluno.

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

Com a reorganização curricular a partir da contribuição de outras áreas de conhecimento, o currículo escolar com relação à matemática foi reestruturado, e atualmente estão apresentando a matemática a partir de Blocos de Conteúdos, que são eles:

Sistema de Numeração Decimal, porém em alguns currículos é apresentado como Números naturais ou SND.

O nosso Sistema de Numeração Decimal que é proveniente do sistema Hindu Arábico, foi construído há milhares de anos pela humanidade. Ele é de fundamental importância para todos os blocos de conteúdos, por aparecerem na resolução das operações, na geometria, nas grandezas e medidas e no tratamento da informação, e também reconhecemos na iniciação à estatística.

O nosso SND possui algumas características importantíssimas, pois é composto por dez algarismos, que combinados de diferentes formas, maneira e posições podemos formar infinitos outros números. O SND também é posicional, dependendo da posição que o algarismo ocupa dentro do número, ele terá um determinado valor.

É também ADTIVO e MULTIPLICATIVO, o aditivo apresenta em cada fala o valor posicional de cada número, exemplo: quando falamos vinte e cinco, estamos adicionando a dezena e que é complementado pela unidade cinco, justamente pela base dez ele é multiplicativo por causa das potências de dez, se tenho duas vezes dez o resultado será vinte, e uma vez cinco será cinco, juntando vinte + cinco teremos vinte e cinco, diante do exposto podemos dizer que essas características não são explícitas de imediato para o aluno; construiremos esses conhecimentos ao longo da escolaridade da criança, por isso é de fundamental importância termos o domínio de todas essas características matemáticas.

Podemos reconhecer o SND em diversas situações cotidianas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com