TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia na Escola

Por:   •  16/4/2023  •  Artigo  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 3

AUTISMO INFANTIL E ESTRESSE FAMILIAR:                                                                                         Uma Revisão Sistemática da Literatura

Maria Ângela Bravo Fávero

Manoel Antônio dos Santos

Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

                          https://doi.org/10.1590/S0102-79722005000300010

Bravo Fávero, Maria Ângela; dos Santos, Manoel Antônio

Autismo Infantil e Estresse Familiar: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Psicologia: Reflexão e Crítica, vol. 18, núm. 3, setembro-dezembro, 2005, pp. 358-369

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre, Brasil

Os  autores MARIA ÂNGELA BRAVO FÁVERO é Psicóloga, graduada pela Faculdade de Filosofia, e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo, Mestre do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP, Pesquisadora Da Fundação De Amparo A Pesquisa Do Estado De São Paulo(FAPESP), e MANOEL ANTÔNIO DOS SANTOS é Psicólogo, Doutor em Psicologia Clínica Pela Universidade de São Paulo. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia e Educação  FFCLRP-USP, pesquisador do CNPq.

  O artigo destaca os Impactos Físico e Psicológico nas famílias com crianças portadoras de Transtorno do espectro Autista e as Influências da sobrecarga decorrente dos cuidados especiais exigidos e o funcionamento familiar. Os autores se apoiaram em pesquisas e teorias científicas do Psiquiatra Kanner, além de passar pela literatura e mostrar o início dos estudos e os primeiros contatos das famílias com as crianças autistas. É mostrado todo um processo desde métodos de pesquisa, construção familiar, a identificação e o tratamento precoce e, finalmente nos efeitos psicológicos das reações ao estresse, ansiedade, preocupação excessiva, depressão e o isolamento social.

  O autor destaca alguns pesquisadores, entre eles Perry e Black, pois enfatizam a importância dos programas de apoio e parceria entre as famílias no enfrentamento da condição da criança em casa.

  O autor concluiu que as famílias das crianças com transtorno do Espectro Autista precisam revisar suas mudanças, pois apesar de todos os estudos, é difícil definir um método específico para ajustar os estresses.

Resenha Crítica

AUTISMO INFANTIL E ESTRESSE FAMILIAR:

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

O artigo Autismo Infantil e Estresse Familiar, é uma parte da conclusão  da  Psicóloga  Maria Ângela Bravo Fávero, sobre os efeitos do estresse que as famílias passam quando descobrem que possuem em seu meio familiar uma criança Autista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com