TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Psicologia da Educação

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.760 Palavras (16 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

ATPS de Psicologia da Educação

        

        

        

Polo Americana S.P

17/09/2012        


Curso: Pedagogia e licenciatura

Professora Tutora à Distância:

Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.

Alunas participantes:

        

Camila Magalhães Nardo RA: 367714

cmagal@hotmail.com

Claudenice Magalhães       RA: 367715

clau.maga@hotmail.com

Elaine Cassia Dos Anjos     RA: 377539

laineanjos23@hotmail.com

Maria José M. Alves            RA: 371605

zezita.alves@hotmail.com

Patrícia Souza De Oliveira  RA: 363899

Paty25@hotmail.com



Resumo

A discussão do pensamento destes quatro filósofos (Piaget, Wallon e Vygotskt e Freud) na área da educação e psicologia nos remete a uma reflexão sobre as relações entre eles. É possível identificar diferentes pontos de vista entre eles, aqueles que subordinam o processo pedagógico ao desenvolvimento de estruturas cognitivas das crianças, considerando que o conteúdo básico a ser desenvolvido na educação é o próprio pensamento; os que consideram que há um papel definido para a escola, o de ensinar conteúdos científicos e socialmente relevantes, ou seja, possibilitar a criança o domínio dos conhecimentos exigidos pela sociedade.

Vamos falar sobre a Psicologia na Educação, como um campo de conhecimento que extrapola os muros escolares, e não mais como uma área de aplicação. A psicologia da Escolar que vem ganhando espaço no âmbito das políticas públicas, gestão e sistema de ensino e em outros ambientes que se constituem como espaços educacionais. Faz-se necessária a apresentação destes filósofos e suas produções que foram importantes para o desenvolvimento da Psicologia.


Conceito de Psicologia da Educação

Quando falamos em Psicologia da Educação, vários termos são utilizados para se falar deste tema indiscriminadamente como sinônimos, tais como: psicopedagogia, psicologia escolar, psicologia da educação, psicologia da criança, etc. A Psicologia da Educação tem por objeto de estudo todos os aspectos das situações da educação, sob a ótica psicológica, assim como as relações existentes entre as situações educacionais e os diferentes fatores que as determinam. Seu domínio é constituído pela análise psicológica de todas as facetas da realidade educativa e não apenas a aplicação da psicologia à educação. Seu maior objetivo é constatar ou compreender e explicar o que se passa no seio da situação de educação. Por isso, tanto psicólogos quanto pedagogos podem possuir tal especialização profissional.

A Psicologia da Educação compõem um núcleo, cuja finalidade é estudar os processos educativos. Atualmente, rejeita-se a ideia de que a Psicologia da Educação seja resumida a um simples campo de emprego da Psicologia; ela deve, ao contrário, atender simultaneamente aos processos psicológicos e às características das situações educativas.

A Psicologia Educacional pode ser considerada como uma sub-área da psicologia, o que pressupõe esta última como área de conhecimento. Faz-se necessário, porém, considerar a diversidade de concepções, abordagens e sistemas teóricos que constituem as várias produções de conhecimento, particularmente no âmbito das ciências humanas, das quais a psicologia faz parte. Assim, a psicologia tem como vocação a produção de saberes relativos ao fenômeno psicológico constituinte do processo educativo.

Histórico da Psicologia da Educação

·

O desenvolvimento da Psicologia como Ciência e como área de atuação profissional, no final do século XIX, abriu varias perspectivas, fato que também ocorreu à chamada Psicologia Educacional. Durante as três primeiras décadas do século XX a psicologia aplicada à educação teve enorme desenvolvimento.

No século XIX ideias psicológicas aplicadas para a educação foram produzidas no interior de outras áreas do conhecimento. Psicologia Educacional era um ramo especial da Psicologia, preocupado com a natureza, as condições, os resultados e a avaliação e retenção da aprendizagem escolar.

Atualmente, a Psicologia da Educação é considerada um ramo tanto da Psicologia como da Educação, e caracteriza-se como uma área de investigação dos problemas e fenômenos educacionais, a partir de um entendimento psicológico. Vamos ver a contribuição de alguns filósofos importantes para a Psicologia da Educação

.

FREUD

[pic 2]

Sigmund Freud nasceu no ano de 1856, em Freiberg, na Morávia, é considerado o pai da psicanálise. Estudou medicina na Universidade de Viena e desde cedo se especializou em neurologia. Seus estudos foram os pioneiros acerca do inconsciente humano e suas motivações. Ele, durante muito tempo (de fins do século passado até início do nosso século), trabalhou na elaboração da psicanálise.

Freud sempre achou que existia certo conflito entre os impulsos humanos e as regras que regem a sociedade. Muitas vezes, impulsos irracionais determinam nossos pensamentos, nossas ações e até mesmo nossos sonhos. Estes impulsos são capazes de trazer à tona necessidades básicas do ser humano que foram reprimidas, como por exemplo, o instinto sexual. Freud escreveu um grande número de livros importantes, alguns deles foram: Psicologia da Vida Cotidiana, Totem e Tabu, A interpretação dos sonhos.

Aos 84 anos de idade, morreu Sigmund Freud, num hospital de Londres, capital do Reino Unido. Acredita-se que o pai da psicanálise tenha falecido devido a uma dose excessiva de morfina, utilizada para amenizar dores na garganta, originadas de um câncer na mandíbula. No fim da vida, um dos maiores gênios do século XX se submeteu a mais de trinta cirurgias, no intuito de eliminar a doença que, na época, não tinha cura ou tratamento eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (330.1 Kb)   docx (94.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com