TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise bibliografica de aluno autista

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.887 Palavras (28 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

FACON - (FACULDADE DE CONCHAS)

  1. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
  2. PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

                         

                                     

ELLEN RIBEIRO DE LIMA

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONCHAS

2015

ELLEN RIBEIRO DE LIMA

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Conchas, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia, sob a orientação do MsC. Prof.ºEdeval

Conchas

2015


Ficha Catalográfica

[pic 2]


ELLEN RIBEIRO DE LIMA

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso de Especialização  em Educação da Faculdade de Ciências Humanas da FACON, como exigência parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Psicopedagogia Institucional.

Data da Apresentação Pública:

     /    / 2015

Banca Examinadora

Prof. Ms. __________________________ (orientador)

Prof.

Universidade

Prof.

Universidade


RESUMO

O presente trabalho de conclusão de curso norteará conteúdos que concernem a importância da psicomotricidade na Educação Infantil, sabendo que a mesma é uma ciência que objetiva desenvolver o aspecto comunicativo do corpo, permitindo, ao indivíduo, a possibilidade de dominar-se, de economizar sua energia, de pensar seus gestos com o intento de expandir a eficácia, como também a estética, completar ou apurar seu equilíbrio de maneira a compreender que a importância da aplicação de atividades psicomotoras não está somente na formação e estruturação do sistema corpóreo de uma criança, mas também em sua formação e estruturação para compor, expressar, e localizar-se no tempo e espaço de forma a se auto-conhecer e compreender sua existência de indivíduo formador e constituinte de uma sociedade e comprometido com o aprender a conhecer, a fazer, a viver junto e a ser.

PALAVRAS CHAVE: Psicomotricidade. Educação Infantil. Lúdico.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO         ....................................................................................................7        

CAPÍTULO  I

  1. A PSICOMOTRICIDADE......................................................................................10

1.1 O esquema corporal.......................................................................................11

1.2 A psicomotricidade e o caráter lúdico frente ao desenvolvimento na Educação Infantil...................................................................................................................12

1.3 Psicomotricodade no ambiente escolar..........................................................14

CAPÍTULO II    

 2. A PSICOMOTRICIDADE E AFETIVIDADE...........................................................17                                            

CAPÍTULO III        

3. PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL...............................................19

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................25

BIBLIOGRAFIA..........................................................................................................27

INTRODUÇÃO

O presente Trabalho de Conclusão do Curso, versará o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica, resultado dos estudos realizados a partir do tema proposto para análise “a importância da psicomotricidade e da ludicidade na Educação Infantil”, propondo uma reflexão se realmente é possível trabalhar com as crianças da Educação Infantil usando o Psicomotor, a Motricidade e o lúdico.

        Um dos objetivos propostos para esses estudos é desenvolver, nas crianças, suas habilidades e coordenação motora, além de analisar as dificuldades dos alunos frente à psicomotricidade, utilizando diferentes atividades e ambientes pedagógicos para favorecer a descoberta da integração do corpo, bem como promover atividades adequadas às dificuldades detectadas, usando os movimentos do corpo, bem como o intelecto de cada criança.

Assim, será desenvolvido um levantamento de elementos textuais que justificassem o tema escolhido para a análise, ou seja, elementos textuais que não só demonstrem, mas comprovem a eficácia e importância da aplicabilidade da psicomotricidade na Educação Infantil. Para isso, será utilizado de instrumental teórico o para o desenvolvimento da análise.

        Justifica-se, portanto, a escolha do tema para esse Trabalho de Conclusão de Curso como fonte de estudos de suma relevância junto ao processo ensino-aprendizagem, objetivando a busca de novas técnicas que permitam a contribuição para com o desenvolvimento integral da criança no processo supracitado, favorecendo os aspectos físicos, mental-afetivo-emocional e sociocultural.

        Para Friedmann (1996, p. 82), a afetividade é uma constante no processo de construção do conhecimento e é ela que, na verdade, irá influenciar o caminho da criança na escolha de seus objetivos. Assim, esse estudo norteará e contribuirá com a construção de novos conceitos e saberes sobre a importância da aplicação de atividades psicomotoras não somente para a formação e estruturação do sistema corpóreo de uma criança, mas também sua formação e estruturação para compor, expressar e localizar-se no tempo e espaço de forma a se auto-conhecer e compreender sua existência de indivíduo formador e constituinte de uma sociedade além de comprometido com o aprender a conhecer, a fazer, a viver junto e a ser.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)   pdf (300.7 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com