TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Psicologia

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.788 Palavras (16 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]Universidade Anhanguera Uniderp

Curso de Pedagogia

1° Semestre

7370563701 - Camila Lara Rodrigues de Camargo

7547613715 – Laleska Caroline Silva de Lala

7377560872 – Claudete de Sousa Nascimento

7581604161 – Marta Garcia Previtalli dos Santos

7377575983 – Paula Adriana Ferreira Leite

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Sorocaba

2013

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................................................................................................1
  1. SIGMUND FREUD..........................................................................................2
  2. JEAN PIAGET.      ............................................................................................4
  3. HENRI WALLON ............................................................................................6
  4. LEV VYGOTSKY ............................................................................................8
  5. CONCLUSÃO      ............................................................................................10
  6. BIBLIOGRAFIA  ............................................................................................11

INTRODUÇÃO

Os temas abordados neste trabalho são relacionados à Psicologia da Educação, onde apresenta os teóricos clássicos da psicologia e a sua contribuição para a Educação.

Nas teorias aqui apresentadas cita-se Sigmund Freud e sua contribuição que foi de fundamental importância para o campo científico. Ele contribuiu com a ciência do século XIX, com a psicanálise, ou seja, área de conhecimento que abrangia o estudo do inconsciente humano, a fim de entender as doenças mentais e futuramente até o próprio homem.

 Graças às conclusões de Freud, o entendimento do funcionamento biológico dos seres humanos ficou mais completo, devido a não separação entre o corpo e a mente. Fato esse que não acontecia nas ciências biológicas nesse período.

 Na questão da sexualidade em todos os seus sentidos e principalmente cogitar a influência que os instintos sexuais atuam em nossos problemas, angústias, sonhos e comportamentos.

Freud tem várias teorias e que aqui são citadas, como Complexo de Édipo, onde o desejo incestuoso pela mãe, e uma rivalidade com o pai. Outro estudo de Freud foi à fase do desenvolvimento sexual, onde ele contribuiu com uma teoria das fases do desenvolvimento do indivíduo, no qual passa por sucessivos tipos de caráter: oral, anal e genital.

Com outro estudo temos o Jean Piaget que destacava que as crianças não pensam como adultos, que o conhecimento vem das descobertas que ela faz. Piaget fala do desenvolvimento humano, onde cada indivíduo tem suas características próprias que distingue das outras pessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento. Ele cria a epistemologia genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.

Em suas teorias Piaget explica o desenvolvimento mental do ser humano no campo do pensamento, da linguagem e da afetividade.

Com Henri Wallon destaca que a inteligência é biológica e social, onde o ser humano é organicamente social e esta estruturação orgânica supõe a intervenção da cultura, onde a teoria do desenvolvimento humano é centrada na pessoa completa.

E na teoria de Lev Vygotsky que é sócia histórica. Para ele as crianças levam uma compreensão através do contraste social e origem.

Sigmund Freud[pic 2]

Sigismund Schlomo Freud, mais conhecido como Sigmund Freud foi um médico neurologista fundador da psicanálise. Apesar de Freud não citar a respeito da influência da psicanálise para a educação, onde ele até mesmo afirma “que educar é uma tarefa impossível devido à subjetividade inconsciente de cada pessoa”, suas teorias contribuem para o processo de educação.

Seus estudos se iniciaram pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria.

Quando trabalhou no hospital Geral de Viena observou a melhora dos pacientes do neurologista francês Jena Martin Charcot e elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica e não orgânica. Essa hipótese serviu de base para outros conceitos como o do inconsciente. Ele retratava que as emoções reprimidas levam os sintomas da histeria, e que se o paciente conseguisse se expressar, os sintomas desapareciam.

Ele foi conhecido também por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre paciente e psicanalista.

Quando se encontrava insatisfeito com a hipnose, Freud desenvolveu a livre associação, onde o paciente revela memórias reprimidas quando começa a falar o que vem na mente e que são as causadoras das neuroses. Substitui o uso da hipnose pelo divã, onde o paciente ficava confortável e fazia um esforço para lembrar os traumas que estavam na origem de seus problemas. Com o paciente relaxado, Freud condizia a livre associação de ideias, onde o paciente encontrava lembranças que eram a causa de seus distúrbios.

Em 1899 afirmou que os sonhos é a camada mais profunda da mente humana, que os sonhos comandam o comportamento. Freud investigava o surgimento das preocupações das crianças. Em relação com a educação pode-se comparar a transferência que ocorre no sonho com a que ocorre em relação ao professor, que é no inconsciente.

Quando Freud passou pela Primeira Guerra Mundial e junto à morte de sua filha Sophie, teorizou a luta constante entre a força da vida e do amor contra a morte e destruição, publicando o “O Ego e o Id” em 1923.

Id, Ego e Superego são as três estruturas do aparelho mental, cada uma delas cuidaria de algum aspecto de nossa personalidade e regeria a nossa interação com as pessoas. Onde o Ego é a parte que mostramos aos outros, o Id é o princípio do prazer, porém são reprimidos, e o superego onde ele é para conter os impulsos do Id. São as regras sociais e morais.

Freud dizia que a libido é uma energia sexual, e que não se constituía somente da prática sexual, mas sim, nos investimentos que o indivíduo faz para a obtenção do prazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (310.7 Kb)   docx (82 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com