TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Por:   •  27/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

                Avaliação à Distância 2 – 2016.2

Disciplina: Educação Infantil 2  Coordenador (a): Maria Inês Delorme        

Aluno (a):  Simone da costa Silva santos

Matr.: 15212080127             Polo: Paracambi

O texto? Foi escrito por mim em 1998, para ser discutido em uma reunião de pais de crianças de Educação Infantil, com 5 anos em média.

Por quê? Começava a surgir entre as crianças o desejo de comemorar o dia das bruxas, na pré-escola, festa essa que já acontecia em alguns espaços da cidade aos quais as crianças tinham acesso ou informação e, a partir disso, elas mesclavam medo e desejo.

E então? Houve uma reação muito intensa de alguns pais, acreditando “que estava sendo importada” uma festa americana que nada tinha a ver com a nossa cultura e nossa história. E você, o que pensa disso tudo? Vamos ler o texto?

“Quem tem medo de bruxa?

Quem é que nunca sentiu um certo medo do bicho-papão, ser horrendo que come criancinha? Ou do homem-do-saco, velho maltrapilho que leva embora os pequeninos? O bicho-papão e o homem-do-saco são seres criados pela imaginação dos adultos para amedrontar as crianças e conseguir que elas fiquem quietas ou obedeçam. Quem também não criou, seus próprios monstros? Quem nunca imaginou que havia um morto-vivo escondido debaixo da cama ou jurou que atrás da porta do quarto escuro se escondia um fantasma ou um ser de olhos maus e flamejantes?

Tudo o que é desconhecido quase sempre é amedrontador. Claro que nós não gostamos de admitir o medo. Então, para justificá-lo, povoamos o desconhecido com seres imaginários. Isso acontece desde os mais remotos tempos, quando os homens conviviam com muito mais coisas e situações desconhecidas, para as quais não tinham explicação. Tinham medo dos trovões, das tempestades,. Das florestas escuras, dos mares professores. Tinham medo da morte, da fome e dos animais ferozes. Para todos esses medos os homens criaram seres imaginários, que comandavam cada uma dessas coisas e situações. Alguns eram horrendos, violentos e malvados. Outros ajudavam os homens em sua luta para sobreviver: elfos, duendes, fadas, centauros, dragões e tantos outros.

Hoje, boa parte desses seres fantásticos foi transformada em personagens de histórias que vemos na televisão, no cinema, no computador, nos jogos dos telefones celulares, nas revistas em quadrinhos. Quase mais ninguém acredita nos monstros, nem mesmo naqueles inventados por outros adultos, diante de tanta tecnologia, como os extraterrestres, andróides, robôs e tantas espécies de alienígenas, dotados de superpoderes. Deixamos de acreditar na existência dos monstros. Só que continuamos a nos assustar uns aos outros. E será que o medo desapareceu? Será que numa escura noite de tempestade, ao ouvir estranhos ruídos na casa, não ficamos imaginando que há algum fantasma ou monstro atrás da porta?”

Maria Inês Delorme

Marque verdadeiro ou falso, nas três primeiras questões. A quarta é diferente mas todas precisam se boas justificativas. Boa sorte!   Inês

Pergunta 1: ( 2 pontos)

LUDICIDADE é uma característica presente apenas na vida das crianças?

(      ) Verdadeiro (  x   ) Falso Justifique !

A Ludicidade está presente na vida de todos, adultos e crianças. Na criança o lúdico é mais presente e marcante, e nós professores podemos trabalhar os conceitos básicos pegando como gancho o lúdico.  

Pergunta 2: (2 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com