TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Por:   •  16/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE     ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AD1 – 2018 - 1

Disciplina: GEOGRAFIA I

Coordenador (a): EDUARDO PIMENTEL MENEZES

Polo: Três Rios                                  

1 – De acordo com os estudos das aulas 1 e 2, faça uma analise sobre o surgimento, desenvolvimento e consolidação da Geografia como ciência.. (5,0)

        A Geografia é um conhecimento muito antigo, mas só se tornou uma ciência no séc XIX e isso ocorreu de forma gradativa. Foram os gregos os primeiros a sistematizar esses conhecimentos. A curiosidade natural do homem fez e ainda faz com que ele se aventure pela superfície terrestre e se aproprie deste espaço aumentando o seu conhecimento e deixando registros dos acontecimentos para as gerações futuras.

        Os pensamentos da geografia tradicional que, dentre outros, viam este estudo como descrição da terra, da paisagem e do espaço, apesar de estarem obsoletos, foram fundamentais para a concretização da Geografia como ciência. Com o desenvolvimento das atividades de comércio e colonização, a ampliação geográfica se tornou necessária. O período das grandes navegações e novas descobertas, por exemplo, foram importantíssimos para a geografia, uma vez que possibilitaram a ampliação do conhecimento do mundo. Desta mesma maneira, a evolução dos meios de transporte e de comunicação do nosso tempo vem possibilitando uma nova leitura geográfica. Surge então no final do séc XIX, as primeiras sociedades  geográficas, com o objetivo de realizar e estimular expedições científicas e sistematizar as informações coletadas.

        Todos esses fatores, expansão marítima, ampliação do conhecimento de mundo, inventários realizados por cientistas e viajantes, o desenvolvimento da cartografia e a nova maneira de pensar e interpretar o mundo promoveram a sistematização da Geografia e a consolidaram como disciplina, e esta estava diretamente ligada aos interesses imperialistas europeus.

2 – Identifique e diferencie as principais correntes da Geografia Tradicional. Identifique suas influências no ensino de Geografia atual. (5,0)

A Geografia Determinista foi uma corrente segundo a qual as sociedades eram vistas como produto das condições naturais as quais estavam submetidas. Ratzel, defensor desta abordagem, afirmava que os processos humanos, sociais e culturais dependiam do espaço em que se localizava uma dada sociedade. Assim, uma sociedade poderia ser mais civilizada que a outra, dependendo da correlação entre o meio e as influências que este exerce sobre a história. Neste momento era introduzida na Geografia a correlação homem e natureza numa perspectiva de causa e efeito.

O Possibilitismo entende que o homem é como um hóspede da natureza e em cada lugar que se hospeda estabelece uma relação única com o meio, desenvolvendo uma cultura originária desta relação. Assim articula homem e meio sem uma determinação mecânica. Ao contrário de Ratzel, La Blache valoriza o elemento humano para além das influências do meio e coloca-o em um papel ativo e não apenas um ser suscetível às circunstâncias naturais.

A superação do ecologismo acontece com a aproximação da Geografia a abordagem histórica, conferindo um outro peso aos processos sociais, com isso, o homem e a sociedade tinham agora um outro valor. Houve, posteriormente, uma aproximação da Geografia com o materialismo histórico dialético de Marx, o que desencadeou o processo de renovação crítica da Geografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (66.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com