TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Por:   •  28/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Matemática na Educação 1 - 2019.1

Prof: Rosana de Oliveira

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – Entrega pela plataforma: até 23/02/2019

AD1 – Aulas 1 a 6

OBS: Todas as questões devem apresentar resolução.

Questão 1 (5,5)

Acesse o link a seguir e assista o filme Donald no País da Matemágica no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=wbftu093Yqk) (Duração: aproximadamente 30min). Após assistir ao filme responda as seguintes questões:

a. Faça uma sinopse (convite para que outros assistam) do filme usando suas palavras (de 5 a 10 linhas). Atenção não copie da internet sinopses prontas. (1,5)

Resposta: Esse curta-metragem conta a aventura do pato Donald mostrando que a matemática está presente em nosso dia a dia nas mais diversas coisas.

Nos demostra que a criação da escala musical utilizada ainda nos dias de hoje é atribuída a Pitágoras, mas que tudo isso, na verdade, está totalmente ligado a matemática. A influência da matemática na arquitetura do passado e ainda nos dias atuais; nos mostra também que toda obra da natureza tem uma lógica matemática com padrões ilimitados.

Nos faz compreender que a matemática tem uma relação com tudo a nossa volta. Encontramos matemática no corpo humano, na arte, nos jogos, nos exercícios mentais e que de certa maneira vivemos matemática.

b. Descreva uma cena do filme que chamou sua atenção e justifique o porquê da escolha. (máximo 15 linhas). (2,0)

Resposta: Quando o “espírito” afirma que para entender a matemática, primeiro devemos “arrumar” nossa mente para podermos pensar direito. Precisamos nos livrar das ideias antiquadas, das bagunças, dos conceitos falsos, confusão e de tudo aquilo que possa limitar nosso raciocínio e nosso pensamento crítico e impedir que assimilemos o conhecimento matemático.

As crianças têm facilidade para aprender porque estão com a cabeça virgem de informações, há muito espaço para ser preenchido, muitos dados a serem assimilados sem a necessidade de cruzá-los: tudo é bem-vindo na infância; as crianças sempre estão abertas a novos conhecimentos, novas descobertas. Mas nós já temos arquivos demais que muitas das vezes trazem junto um bloqueio para novos conhecimentos. E quanto mais tempo se passa, quanto mais velhos ficamos, mais resistente nos tornamos também as inovações. Para aprender coisas novas, é preciso antes deletar arquivos antigos. E isso não se faz com o simples apertar de uma tecla. Antes de aprender, é preciso dominar a arte de desaprender.

c. Crie e descreva uma atividade ou tarefa que possa ser realizada com alunos dos Anos Iniciais (1º a 5º ano) a partir de cenas (ou trechos) do filme. Justifique a relação entre a sua proposta e algum trecho do filme. (2,0)

Questão 2 (1,0)

“Nosso sistema de numeração decimal é indo-arábico porque foi criado pelos hindus, a mais de mil anos, e divulgado pelos árabes” (Material Didático – Matemática na Educação 1, v.1. p. 29)

a. O zero foi “criado” junto com os outros algarismos? Quando foi criado?

Resposta: Não. Inicialmente o nosso sistema de numeração era caracterizado pelos nove algarismos. O zero aparece no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com