TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Por:   •  6/4/2023  •  Exam  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES[pic 2]

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD

Disciplina: Ciências na Educação 1

Aluno(a): JOANNA LAS CASAS E SOUZA

Matrícula: 20112080107 – POLO: ROCINHA

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 (AD1) – 2021.2

01 No Brasil havia até a pouco tempo uma ideia ultrapassada da figura do Cientista junto à população. Como era imaginado no passado a figura do cientista? Com o advento da pandemia da Covid-19 e a maior presença dos cientistas nos meios de comunicações, podemos dizer que mudou a compreensão da população sobre a representação social do cientista? Comente tal fato justificando a sua resposta. 

De acordo com Hora (2010, p. 33) “[...] a ideia de Ciência e de cientista é muito distorcida. As representações são masculinas, as figuras têm os cabelos desarrumados, uma lâmpada na cabeça saindo faíscas, raios em explosão de tubos de ensaio, fumacinhas subindo de diversos equipamentos de laboratório além de outras figuras do gênero ou correlatas”, e muitas vezes vistos como estranhos, afastados da sociedade, e até mesmo, perigosos. Isso é uma interpretação trivial, e com certeza com o avanço da comunicação e a pandemia do novo coronavírus, isso mudou. Até 2019, a ciência e os cientistas ocupavam um pequeno espaço nos meios de comunicação das massas, mas com a pandemia tornaram-se protagonistas. O avanço da Covid-19 diminuiu o distanciamento entre cientistas e imprensa, pois veio a necessidade de falar sobre ciência com quem a produz, em busca de informações confiáveis e atualizadas para o público, e consequentemente trouxe à tona a constatação óbvia de que todos os cientistas são cidadãos, gente como a gente. Pessoas que também foram pegas de surpresa, que sabiam tanto quanto a gente o que estava por vir, que têm família, filhos, preocupações, e que querem tanto quanto nós, que tudo melhore.

HORA, D. M. Ciências naturais na educação. v.1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. 182p.

XAVIER, A. A. O. Covid-19 aproxima cientistas da mídia de maneira inédita. 2020.

<https://www.unicamp.br/unicamp/coronavirus/covid-19-aproxima-cientistas-da-midia-de-maneira-inedita> Acesso em 02 set. 2021.

02 – Diferencie os termos Técnica e Tecnologia. 

Segundo Chauí (2002) citado por Hora (2010, p. 39), “A técnica é um conhecimento empírico que, graças à observação, elabora um conjunto de receitas e práticas para agir sobre as coisas. A tecnologia é um saber teórico que se aplica praticamente”, ou seja, a técnica seria a prática relacionada às mais diversas atividades e o conjunto de conhecimentos, enquanto a tecnologia seria a ciência responsável pelo estudo das técnicas de uma ciência e dos meios de produção, que se aplicam a um determinado ramo de atividade.

FERREIRA, A. B. H. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 7. ed. Curitiba: Ed. Positivo, 2008.

HORA, D. M. Ciências naturais na educação. v.1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. 182p.

03  O Telefone Celular se tornou um equipamento valioso em meio ao agravamento da pandemia Covid-19 no Brasil. Efetue uma pesquisa em sites da internet sobre as inúmeras utilidades de um telefone celular em diferentes áreas como: educação, saúde, trabalho, consumo e cultura. Relacione obrigatoriamente os sites da internet pesquisados.

O uso do celular é uma ferramenta válida e aliada no processo de ensino e aprendizagem e eficiente metodologia a ser aplicada, pois serve como auxiliar de ensino, refletindo no desempenho dos alunos, uma vez que possibilita a busca e troca rápida das informações. É essencial em sala de aula, pois permite aos alunos acompanhar e participar da evolução da tecnologia que cresce de forma rápida e contínua, facilitando a compreensão dos alunos nos conteúdos mais simples e mais complexos, despertando maior interesse em participar e aprender devido a aula se tornar prazerosa. Ou seja, a prática pode contribuir para que o aluno se torne protagonista do próprio aprendizado.

PACHECO, M. A. T; PINTO, L. R; PETROSKI, F. R. O uso do celular como ferramenta pedagógica: uma experiência válida. EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, 2015. <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24549_12672.pdf> Acesso em 02 set. 2021.

O celular e os aplicativos podem ser grandes aliados para cuidar da sua saúde. Não é mais segredo que, em vários aspectos da nossa vida, a influência da tecnologia chegou para ficar. Hoje, é quase impossível passar um dia inteiro sem contar com pelo menos uma checada em um aplicativo do celular ou contar com o auxílio de um software de computador para cumprir alguma tarefa. Nos cuidados com a sua saúde, a situação tem se tornado similar. Atualmente, o aparelho celular é um grande aliado, auxiliando os pacientes (até mesmo seus médicos e nutricionistas) a gerenciarem melhor vários aspectos importantes da sua saúde, melhorando a qualidade e a expectativa de vida.

PORTO SEGURO. Como o celular e aplicativos podem ser grandes aliados para cuidar da sua saúde? 2016. <https://www.meuportoseguro.com.br/minha-vida/tecnologia/como-o-celular-e-aplicativos-podem-ser-grandes-aliados-para-cuidar-da-sua-saude/> Acesso em 02 set. 2021.

Na área do trabalho também existe inúmeras utilidades, como forma de aumentar a produtividade, pois facilita as tarefas e permite que os colaboradores operem de maneira remota e mais ágil, auxiliar na tomada de decisões por meio da coleta de dados do uso dos dispositivos (como consumo do pacote de dados de Internet, performance da bateria, geolocalização, entre outros). Na maioria dos casos serve para o acompanhamento da performance da empresa (e das equipes). Com ele é possível que os colaboradores realizem tarefas e acessem dados mesmo fora do escritório, tudo com rapidez e facilidade, na palma da mão, executar atividades mais rapidamente e, melhor ainda, com resultados mais satisfatórios e sem tantas dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (207.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com