TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Por:   •  13/4/2023  •  Exam  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ/Consórcio CEDERJ/UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Avaliação a distância 1 – AD1 – 2021.2

Disciplina: MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO 1 – DATA DE ENTREGA: 11 /09/2021

Coordenador (a): Rosana de Oliveira  

Aluno FABIO SOBRAL VIDAL GONDIM Matric.20212080363 Polo Paracambi curso Lic. Pedagogia

Questão 1        (4,0)

Acesse o link a seguir e assista o filme Donald no País da Matemágica no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=wbftu093Yqk). Convite para que outros assistam. (Duração: aproximadamente 30min). Após assistir ao filme responda as seguintes questões:

  1. Faça uma sinopse do filme usando suas palavras (de 5 a 10 linhas). Atenção não copie da internet sinopses prontas. (1,0)

Desenho de Walt Disney com seu personagem pato Donald no papel de caçador, nos remete a uma caçada sobre curiosidades em um mundo mágico, chamado de País da matemática, neste maravilhoso mundo tudo é matemático, raízes das arvores, são raízes quadradas, um rio de números e muitas coisas mais, por meio do desenho animado nos leva a descobrir como a matemática esta inserida em tudo que possuímos arquitetura, musica , entrando em botânica,engenharia,  enfim nos mostra de uma maneira bem lúdica a importância desta ciência do raciocínio humano.

  1. Descreva uma cena do filme que chamou sua atenção e justifique o porquê da escolha. (máximo 15 linhas). (1,5)

Uma cena que gostei diz respeito à definição do pentagrama, (7m, 24s), no desenho aparece à figura do pentagrama de Pitágoras, em determinado instante ele se desmonta e passamos a ver uma series de linhas que agrupadas por tamanho passa a nos mostrar a proporcionalidade entre elas, onde juntando a linha à com b a nova linha formada e igual à linha c, juntando c com d a nova linha passa a ser igual à linha tal e assim por diante, levando a muito alem de somente imaginar que a figura é somente três triângulos sobrepostos, mostrando curiosidades das mais diversas figuras, inclusive de um retângulo.

C. Crie e descreva uma atividade ou tarefa que possa ser realizada com alunos dos Anos Iniciais (1º a 5º ano) a partir de cenas (ou trechos) do filme. Justifique a relação entre a sua proposta e algum trecho do filme. (1,5)

Apresentar a figura do pentagrama em tamanho bem grande ocupando quase uma folha de papel A4, pedir às crianças que reproduzam o mesmo desenho dentro dele próprio, e assim seguidamente ate que não seja mais possível reproduzi-lo. Discutir com os alunos as formas encontradas e abrir um debate sobre o que obrigou a parar de reproduzir o desenho (26 m, 18 s), dar uma ideia do infinito fazendo-os imaginar quão pequenos deveria ser para desenhar cada vez menor.

Questão 2                                                                                 (2,0)

Na Aula 1, abordamos os mitos em relação ao ensino e aprendizagem da Matemática. O Mito 3: “Matemática diz respeito a números e contas” (Falcão e Hazin, 2007. p. 32). Para desconstruir esse mito apresentamos como exemplo no (Material Didático – Matemática na Educação 1, v.1. p. 14), afirmações que estabelecem relações operatórias sem o uso de números e contas.

Para afirmação “Renata está compondo uma biblioteca pessoal e já possui Revistas em Quadrinhos e Livros Didáticos.”

Escreva três afirmações verdadeiras sobre a situação descrita que envolva relações operatórias.  

 B= biblioteca

Rq = revistas em quadrinhos

Ld = livros didaticos

B = Rq+Ld

B – Rq = Ld

B – Ld = Rq

Questão 3                                                                                (2,0)

Os números são usados em diferentes contextos, com diferentes sentidos numéricos: quantidade, ordem, código, medida, quantia entre outros.

Exemplo: Luíza comprou uma torta para seu aniversário por R$ 52,00. – Sentido numérico Quantia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (421.3 Kb)   docx (343 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com