TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio gestão escola

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 4

As políticas educacionais brasileiras

As primeiras publicações curriculares, foram apresentados em 1960 na gestão de Darcy Ribeiro, o mesmo que apresentou o projeto LDBEN aprovado pelo congresso nacional. A LDBEN em 1996 gerou muita polêmica, principalmente o processo de aceleração para estudantes, e a avaliação qualitativa prevalecendo sobre quantitativa.

Muitos professores, pais e familiares de alunos ainda tem o pensamento de que o aluno deve ser cobrado e avaliado através de provas, a LDBEN de 1996 vem para contrariar isso, o aluno deve ser testado não só através de provas, as concepções contemporâneas defendem que os estudantes tenham autonomia, eles devem ser avaliados também por trabalhos e principalmente com projetos, o professor deve envolver o aluno no conteúdo.

E também adotou, os processos de aceleração, para o aluno repetente pois está em fase ou etapa diferente da sua idade, um dos principais problemas que ocorreu com isso foi que as instituições, que usaram metodologia tradicional os resultados não foram satisfatórios, já as que usaram uma metodologia adequada tiveram bons resultados. Pois os alunos são diversificados, cada um com sua dificuldade, para que o aluno tenha um melhor desempenho e estímulo para continuar os estudos. Após a LDBEN de 1996 diversas normas curriculares são obrigatórias:

A educação básica deve ser composta pelo estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, conhecimento do mundo físico é natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil: (art.26.s 1°) (Cordiolii pg. 181).

Arte são componentes obrigatórios em todas as etapas da Educação Básica (LDBEN, art.26s 2°) (Cordiolii pg. 182).

A educação física é obrigatório para Educação Básica sendo facultativa apenas para estudantes com jornada superior a 6 horas diárias, maior de 30 anos, sob orientação médica. (LDBEN, art. 26, s 3°) (Cordiolii pg. 182).

O direito das crianças e adolescentes são conteúdos que devem estar presentes no currículo escolar (LDBEN, art.32 s 5°) (Cordiolii pg. 182).

O estudo da história do Brasil, deve ser considerar as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro (LDBEN, art.26s4°) (Cordiolii pg. 183).

Entre as disciplinas do ensino médio deve ser incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória é uma segunda deve ser opcional do aluno (Cordiolii 184).

A jornada escolar atual é estabelecida pela escola, mas a instituição deve ofertar 800 horas anuais, divididas em 200 dias letivos.

Em relação a organização curricular ficou definido que deve ser garantido a igualdade e acesso dos alunos (DCNEF, art. 3, IV).

Sistemas também devem ser tratados em sala de aula como a saúde, a vida familiar o meio ambiente, a Sexualidade, o trabalho a cultura as linguagens, a ciência e a tecnologia. O ensino fundamental passou de oito para nove anos de estudo. Estudantes com necessidades educativas especiais, ainda apresenta muita dificuldade, pois Falta preparo para os professores e funcionários, adaptações escolas e falta de funcionários.

Os fundamentos do processo pedagógico deve ser baseado em integralidade, individualismo, peculiaridades individuais e respeito.

Integralidade, “entendendo o cuidado com algo indissociável ao processo educativo” (resolução CNE, CEB n°5/2009, art.8, s 1°, I). (Cordiolii pg. 190).

Individualismo das dimensões afetiva, ética, sociocultural.

Peculiaridades individuais: semente das diferenças e aspectos sociais das crianças (a valorização das diversas forma de organização familiar).

Respeito a criança: garantia de acessibilidade, espaço, matérias, brinquedos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com