TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NATUREZA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

PEDAGOGIA

DAIANE QUÉTILE SIQUEIRA CRIANO

NATUREZA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Fundamentos Filosóficos da Educação

Prof. Dr. Kleber B. B. Candiotto

JAÚ

2014

Natureza da Educação e Filosofia da Educação

O trabalho da autora é focado no problema da Natureza da Educação e sua relação com a Filosofia da Educação. Apresenta uma discussão sobre a Natureza da Educação destacando que é necessário entender o conceito de Educação para se prosseguir através da Filosofia da Educação. O trabalho é baseado em análises de citações de alguns grandes Filósofos que se referem à reflexão sobre a Natureza da Educação com o olhar voltado para a Filosofia da Educação.

A autora aborda o assunto Filosofia da Educação desde o seu surgimento no fim do século XIX, embora se considere que a Educação tenha surgido entre os povos primitivos considerando seus rituais de iniciação praticados, que naquela época eram válidos.

          A autora destaca que a natureza da Filosofia é lida com problemas universais, enquanto a Educação concilia o universal ao particular. A Filosofia da Educação tem como tarefa básica definir a natureza do saber pedagógico.

          A autora afirma que só se aprende Filosofia da Educação filosofando, abordando os temas da Educação, é necessário refletir sobre o que é a Educação, apreendendo o que é a Natureza da Educação e relacioná-la com a Filosofia para começar os questionamentos referentes à Filosofia da Educação. O tempo e a história provocam o pensar interminável sobre a Natureza da Educação, que não é um objeto ou uma informação de fácil acesso e sim um campo privilegiado para que o educador busque e descubra essa identidade na complexidade da Filosofia da Educação.

A Natureza da Educação é um educar sereno, sem ser um aprender por obrigação e sim por querer aprender, ser exemplo e educar com amor, não é simplesmente passar a informação e sim despertar a sede de conhecimento, a vontade de entender sobre determinado assunto e a Filosofia da Educação é a reflexão sobre os sistemas de ensino e compreensão das relações entre o processo educativo e o funcionamento do mesmo na sociedade, é sempre buscar melhorias neste processo, para que se possa preparar o educando para a vida.

REFERÊNCIAS

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Natureza da Educação e Filosofia da Educação, Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.22, n.39, p.31-39, jan./jun. 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com